Clássico ‘Fitzcarraldo’ e o novo cinema alemão

Clássico ‘Fitzcarraldo’ e o novo cinema alemão

Uma seleta de filmes produzidos na Alemanha, em diferentes épocas, será exibida nesta semana em Manaus dentro da Mostra de Cinema Alemão promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa em parceria com a Embaixada da Alemanha e o Instituto Goethe.

A programação reúne desde o clássico ‘Fitzcarraldo’ (1982), de Werner Herzog – que teve cenas filmadas em Manaus – até os novíssimos ‘O Dossiê Secreto’ e ‘Kaminski e eu’ (2016).

‘Solino’

A mostra inicia na segunda-feira (4) com ‘Solino’ (2002), uma mistura de drama e comédia que enfoca a primeira onda de migração para a Alemanha do milagre econômico, na década de 1960, acompanhando a família de origem italiana Amato – que leva a pizza e o espaguete para a região alemã do Ruhr.

‘O Dossiê Secreto’

Na terça-feira (5), será a vez de ‘O Dossiê Secreto’ (2016), drama político que focaliza a personalidade de Fritz Bauer que, como promotor-geral de Hessen, participou da captura de Adolf Eichmann entre 1959 e 1962.

‘Toni Erdmann’

A atração de quarta-feira (6) será ‘Toni Erdmann’ (2016), uma esquisita tragicomédia entre pai e filha – ele, um professor de música aposentado que sofre de solidão; ela, investindo tudo em uma carreira como consultora de negócios. A produção recebeu o Prêmio do Cinema Europeu de Melhor Filme, em 2016, entre outras premiações internacionais.

‘Kaminski e eu’

Na quinta-feira (7) a atração será ‘Kaminski e eu’ (2015), um drama contemporâneo que apresenta um outrora proeminente, agora quase esquecido pintor – aluno de Matisse e amigo de Picasso – que é alvo de um crítico de arte que planeja escrever um livro biográfico.

Na sexta-feira (8), a mostra encerra com uma volta ao passado com a exibição do clássico de 1982 ‘Fitzcarraldo’, do diretor Werner Herzog, que se passa no Peru do início do século XX. Para realizar seu sonho de construir uma casa de ópera na selva peruana, Brian ‘Fitzcarraldo’ Fitzgerald arrenda um pedaço de terra de difícil acesso rico em seringueiras, na esperança de explorá-la com a produção de borracha.

Para chegar ao local, nas profundezas da Amazônia, ele precisa da ajuda dos nativos em um plano arrojado para levar seu barco a vapor de um rio a outro pela região. O filme tem cenas filmadas no Teatro Amazonas, em Manaus, com a participação de vários nomes da sociedade local atuando como figurantes de uma noite de ópera.

A Mostra de Cinema Alemão acontece entre os dias 4 e 8 de novembro, no Cine Teatro Guarany, às 19h com entrada franca. Todos filmes tem legendas em português.

Com informações e fotos da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*