A região Norte teve destaque no relatório anual de tendências de turismo do buscador internacional de voos Viajala, com Alter do Chão puxando as atenções e os viajantes para o Estado do Pará, com um aumento médio de 54% nas buscas de passagens aéreas
O Pará foi destaque na apresentação da segunda edição do ‘Barômetro Viajala’, estudo latino sobre tendências do turismo lançado anualmente pelo buscador de voos Viajala.com.br. A análise, divulgada em São Paulo, elegeu Santarém e sua bela Alter do Chão como destino do ano e tendência de viagens para o ano que vem.
O estudo faz uso de um algoritmo próprio que analisou quase 50 milhões de buscas de voos de 32 milhões de usuários em várias cidades da América Latina entre janeiro e setembro de 2019, combinando esses dados com a flutuação dos preços das principais rotas -além de comparar os resultados com 2018.
O recorte nacional da análise apontou que a busca por Santarém aumentou 54% entre os brasileiros este ano e o preço das passagens subiu 3%, o que fica abaixo do aumento médio de preços de passagens nacionais, que foi de 5,5%.
Eleita pelo jornal inglês “The Guardian” como uma das praias mais bonitas do Brasil há dez anos, Alter do Chão já atrai estrangeiros há algum tempo: a maioria dos visitantes de fora do Brasil vem dos Estados Unidos (26%), mas também é expressivo o fluxo do Japão e do Chile. Porém, os brasileiros começaram a descobri-la recentemente. A vila de seis mil habitantes recebeu 237 mil turistas em 2018, com um retorno 29% mais alto na economia local que no ano anterior, segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) de Santarém.
“Essa tendência de alta se insinua desde 2016, quando a Azul aumentou sua frequência de voos diretos regulares para Santarém, partindo de Manaus e Belém e, em seguida, a Latam iniciou um voo diário direto saindo de Brasília”, aponta Eduardo Martins, diretor nacional do Viajala. Em 2019, a Azul inaugurou um voo semanal saindo do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, com conexão rápida em Belém e destino a Santarém, e a Gol fechou uma parceria com a companhia aérea amazonense Map, que facilita os voos entre cidades do Norte do país. “O potencial turístico de Santarém também chamou a atenção das companhias aéreas, que começaram a operar voos diretos sazonais para lá saindo de outros estados, como São Paulo e Minas Gerais, por exemplo”, comenta.
As cidades que mais mandam turistas para Santarém são Belém, Manaus, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. “A procura por Santarém a partir de Belém se manteve estável este ano, o que é natural, já que Alter do Chão não é novidade para os paraenses”, explica Martins. “Porém, o resto do Brasil está finalmente descobrindo essa praia do Rio Tapajós, e a busca por Santarém disparou em Estados como Rio de Janeiro e São Paulo”.
Segundo dados do Viajala, a procura dos paulistas pelo destino subiu 90% no primeiro semestre de 2019 e o preço teve leve queda de 2%. Já o Rio teve procura 200% mais alta e preço 12% menor.
Com informações da assessoria