13,setembro 2024

Pavilhão Universal é inaugurado no Centro histórico

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Karla Bittar, inauguraram nesta segunda-feira o Pavilhão Universal, estrutura que foi totalmente restaurada e, agora, em novo endereço, passa a abrigar também o Centro de Atendimento ao Turista, no Centro Histórico de Manaus.

O Pavilhão Universal é um importante símbolo turístico, cultural e histórico, construído em ferro e vidro – característica da arquitetura da Belle Èpoque. O novo endereço, a praça Adalberto Vale, está estrategicamente localizado nas proximidades do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, do Museu da Cidade, da Catedral Metropolitana e da área portuária da cidade, pontos de atração turística.

A obra faz parte do compromisso do ‘pacote’ de requalificação do Centro Histórico de Manaus e é um dos presentes à cidade pelo aniversário de 350 anos, comemorado em outubro passado, por meio do programa “Manaus Histórica”.

Com isso, os manauaras recebem de volta um importante monumento, com resgate de elementos e características de sua instalação, em 1912,  ainda na Praça Tenreiro Aranha. Um dos detalhes do restauro é que todas as peças metálicas são originais. Elas foram desmontadas, tratadas e remontadas no novo endereço. A cobertura em forma de escama de peixe foi refeita a partir de um modelo encontrado.

“Temos trabalhado em várias frentes, como as praças, prédios históricos. Muitos já foram resgatados e outros estão com obras em andamento, como o hotel Cassina, que vai abrigar um importante polo de tecnologia e vai ajudar muito Manaus a entrar na economia 4.0”, disse o prefeito. “Essa é uma obra de imenso significado, não só por si mesma, mas pelo conjunto de ações que está sendo feito no Centro com a anuência do Iphan”, completou.

“É mais um passo bastante positivo na revitalização do Centro Histórico, que envolve praças e importantes espaços de convívio da população. É bastante válido esse resgate da memória nacional e estamos muito satisfeitos”, disse a superintendente do Iphan, Karla Bittar. “Fica a mensagem: é isso que o Iphan busca, revitalizar essas áreas e permitir que a população se aproprie delas”, pontuou.

CAT

O Pavilhão Universal foi inaugurado com um novo Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que já em pleno funcionamento, administrado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, de 8h ao meio-dia.

O centro proporciona conforto extra a turistas, visitantes e aos próprios manauaras, em busca de informações turísticas e sobre atividades na capital. Estagiários das faculdades de Turismo da cidade trabalham no local, sob a supervisão da Manauscult.

Com informações e fotos da assessoria

 

Rogerio Pina

Aqui você encontra novidades e imagens a partir de Manaus, na Amazônia, com turismo, negócios e coluna de variedades

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CURTA NOSSA PÁGINA

POSTAGENS DO SITE

PUBLICIDADE