A hospedagem em barco-hotel passou a ser incluída no programa Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), coordenado pelo Ministério do Turismo, após lançamento da tipologia em cerimônia realizada em Manaus. A inclusão do barco-hotel foi um pleito levantado governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e referendado pelo Mtur, após apresentar nota técnica destacando a importância do meio de hospedagem para o desenvolvimento do setor.
Em uma cerimônia realizada a bordo do navio Rio Negro Queen, o governador Wilson Lima entregou os certificados a alguns operadores do segmento – que atuam com barcos-hotéis no turismo amazonense – e destacou a importância da certificação para o segmento no Estado. “É uma necessidade do Estado do Amazonas, uma vez que isso já acontece naturalmente, de as pessoas utilizarem as embarcações como meio de hospedagem”, afirmou Lima.
A cerimônia contou, ainda, com presença do secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab, que destacou a importância do Amazonas para o turismo nacional e o impulsionamento de iniciativas novas para o setor dentro da Amazônia. “Essa aqui é uma modalidade premium de turismo, com pesca, com contemplação, com ecoturismo; e esse Estado tão rico, que tem tanto a colaborar, dá mais um passo adiante, com essa boa novidade”, disse Malab.
Do Amazonas para o Brasil
Diferenciado do restante do País por integrar a maior bacia hidrográfica do planeta, o Amazonas possui centenas de embarcações de turismo que atuam como barcos-hotéis, todavia, não eram certificados como meio de hospedagem. Antes da certificação entrar em vigor, em outubro deste ano, os barcos eram cadastrados como equipamentos turísticos das operadoras de turismo e como meio de transporte.
A nova medida contempla excursionistas que se deslocam para cidades como Parintins, Barcelos, Borba, Novo Airão, entre outros municípios, quando participam dos principais festejos culturais e religiosos – onde a capacidade hoteleira nas comunidades não supre a demanda dos visitantes, que optam por se hospedar em barcos-hotéis.
Durante a cerimônia realizada em pleno Rio Negro, quatro agências de turismo que operam com barcos-hotéis receberam a certificação de meio de hospedagem. São elas: Amazônia Expeditions, Amazon Cliper Cruiser, Queen Amazônia e JulianaTur.
Cadastur
Conforme o Ministério do Turismo, a participação no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) é obrigatória para agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos, transportadoras turísticas e também para os guias de turismo. Além disso, a iniciativa promove o ordenamento, a formalização e a legalização destes prestadores de serviços turísticos.
Com informações da assessoria e fotos de Bruno Zanardo e Diego Péres/Secom