Festival de dança Mova-se em edital ibero-americano

Festival de dança Mova-se em edital ibero-americano

O festival de dança Mova-se, realizado em Manaus, é um dos cinco selecionados para receber auxílio financeiro do Programa Ibero-Americano de Cooperação em Artes Cênicas (Iberoscena), que tem como objetivo a criação de espaço para a integração das artes cênicas,nos Estados membros . Em 2020, o festival receberá espetáculos internacionais vindos do Equador, Colômbia e Peru.

Para João Fernandes, diretor do festival Mova-se, esse prêmio vem contribuir com o intercâmbio que o evento propõe, já que o diálogo com outros países é benéfico para o Amazonas, tendo em vista o grande números de participantes do Mova-se.

“O Mova-se é um dos maiores festivais do Brasil é em suas últimas edições recebeu vários grupos e artistas vindos de outros países. Sempre pensamos em aumentar nossa programação com espetáculos que possibilitem o intercâmbio. Antes já fazíamos, agora vamos aumentar nossa programação em mais de 100% com espetáculos internacionais”, diz o diretor do Festival Mova-se, João Fernandes.

João Fernandes, diretor do festival Mova-se

A cooperação é composta por 14 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai. Esses países fazem uma contribuição anual de recursos, para constituir um fundo econômico competitivo, aberto a profissionais de artes cênicas residentes nos países membros do programa.

O Fundo Ibero-Americano de Assistência à Iberescena foi criado em novembro de 2006 com base nas decisões adotadas pela Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Montevidéu (Uruguai), sobre a implementação de um programa de promoção, intercâmbio e integração da atividade das artes performáticas ibero-americanas.

Das três linhas de ajuda, a destinada a Festivais e Espaços Cênicos para Programação de Shows (com um total de 282 inscrições) corresponde a 42,5% dos projetos registrados na Plataforma. Seguido em segundo lugar pela linha de Auxílio à Coprodução de Espetáculos de Artes Cênicas, com 216 propostas e, finalmente, em 25% do total, as 166 propostas de Experiências de Criação em Residência.

O ‘Edital Iberescena 2019-2020’ finalizou em 13 de setembro, com um total de 664 pedidos. Este é o maior número de aplicativos registrados na história do programa.

Com informações e fotos da assessoria

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*