Com 70% da obra concluída, a Biblioteca Municipal João Bosco Evangelista deverá ser reaberta pela em fevereiro de 2020. Situado na Praça do Congresso, o prédio compõe um importante conjunto arquitetônico do Centro Histórico de Manaus.
Estão sendo resgatadas características arquitetônicas do prédio, que recebe adaptação ao momento contemporâneo – incluindo sala de projeção, área de acervo em Braile, um café box para atendimento aos frequentadores e itens específicos de acessibilidade, como elevador, piso tátil e banheiros para portadores de necessidades especiais. Instalações elétricas, forro de madeira, execução da escada metálica, esquadrias, divisórias em gesso acartonado e revestimento nos banheiros também estão sendo executados.
“Em vários cenários de antigamente, fizemos pesquisas iconográficas do imóvel, trazendo assim a originalidade do local. Por se tratar de um restauro, temos que cuidar de vários aspectos da história, assim aproveitando as peças antigas e substituindo apenas o que não é possível de ser reaproveitado”, explica o coordenador técnico do programa “Manaus Histórica”, Daniel Herszon.
O prédio datado do início do século 20 é um sobrado de características arquitetônicas ecléticas, quando Manaus experimentou o apogeu do ciclo da borracha.
Com informações da assessoria e fotos de Alex Pazuello/Semcom