Além de festivais, o projeto promoveu expedições, lançou um livro e canal no ‘cardápio’ de bordo da aérea Azul
Após passar por Belém, Brasília, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza e Lisboa – em sua terceira edição internacional, o Projeto Fartura – Comidas do Brasil fecha o ano com saldo positivo.
Em 2019, os Festivais Fartura receberam mais de 500 atrações gastronômicas do Brasil inteiro, com cerca de 220 mil pratos servidos e mais de 65 toneladas de alimentos. O público total foi de 90 mil pessoas nos eventos, pelo País.
Base para a curadoria dos festivais, as Expedições Fartura já percorreram todo o território nacional e completaram mais de 77 mil km rodados, com pesquisas gastronômicas em 264 cidades e mais de 600 personagens da cadeia produtiva da gastronomia. Este ano, as viagens voltaram ao Mato Grosso e ao Paraná, lideradas pela curadora Luiza Fecarotta, para se aprofundarem nos Estados, com grandes achados.
Em maio de 2019, o Projeto Fartura lançou o quinto volume do quinto volume do livro “Fartura – Expedição Brasil Gastronômico”, de autoria de Rusty Marcellini e Rodrigo Ferraz. A publicação também é fruto das Expedições Fartura e a última da coleção, que fecha o Brasil, contemplando os estados Paraíba, Acre, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. O livro traz histórias de personagens e tradições das culinárias locais de cada Estado visitado, além de belíssimas fotografias e, é claro, receitas.
Conteúdos sobre gastronomia
Toda a pesquisa realizada pelo projeto, a maior plataforma de gastronomia do País, vira conteúdo. Seja para os livros, site, redes sociais, programas de rádio e projetos customizados. Este foi o caso do canal de bordo lançado em julho nas aeronaves da companhia Azul, que exibe o programa “Fartura Comidas do Brasil”. A primeira temporada tem cinco episódios recheados de sabores, com histórias de produtores, ingredientes e chefs. A segunda já está em fase final de produção.
O conteúdo pesquisado nas Expedições Fartura passa por uma equipe de comunicação e é disponibilizado ao público por diferentes meios. Em novembro de 2019, o vídeo “O Mestre da Farinha”, que conta a história de Seu Bené, de Belém do Pará, ganhou os prêmios “Best South American Film” e “People’s Choice Awards” na categoria “Documentários”, no Festival ART&TUR. A produção vencedora tem realização de Leandro Miranda e Luiza Fecarotta, com produção de Adriana Benevenuto.
“Foi um ano especialmente difícil economicamente para o Brasil, mas conseguimos ir em frente sem parar de produzir e de levar conhecimento gastronômico ao público, essa é a nossa missão”, conta o diretor geral do projeto, Rodrigo Ferraz.
facebook.com\farturabrasil
instagram.com\farturabrasil
Com informações da assessoria