Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Maryângela Aguiar Bittencourt produziu a partir do recorte de pesquisas de tese de doutorado realizado na Universidade Nacional de Rosário, na Argentina, a obra “Gestão Universitária: Um Estudo sobre Comunicação Estratégica em Cenário de Fronteira”.
O livro de autoria da professora doutora do curso de Administração da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) aborda, sobretudo, as universidades que atuam em áreas de fronteiras, em especial as instituições estaduais, com foco na UEA, que se faz presente em Tabatinga – fronteira com a Colômbia – desde 2003.
A autora enfatiza que, a partir da apreciação do contato com professores, alunos e técnicos, procurou-se identificar a importância da comunicação na sua condição estratégica para se pensar nas demandas que as universidades poderão enfrentar.
Ela explica que o percurso metodológico proposto em si é simples, uma vez que aponta para um diálogo integrador entre comunidade e os centros acadêmicos, já que se espera que as teorias apreendidas pelos diversos atores acadêmicos transcendam os muros das salas de aula e melhorem a vida das pessoas, mesmo as que nunca estiveram do lado de dentro dessas instituições.
“É basicamente um livro que vem abordar a nova perspectiva da comunicação, compreendendo as dimensões que ela vem assumindo e, ao mesmo tempo, pensando em como essas universidades que se encontram em uma área de tantos desafios, mas de tantas potencialidades, devem atuar em relação aos diversos públicos que transitam na áreas de fronteira no nosso país”, revelou Maryângela.
Com informações e foto da assessoria