Curso sobre ativismo no cinema

Curso sobre ativismo no cinema

O cineasta amazonense Aldemar Matias Jr. irá apresentar o curso “Documentário/Ativismo” no Casarão de Ideias, entre os dias 20 e 24 de janeiro,  como contrapartida por ter sido selecionado no edital ‘Conexões Culturais 2018’, da Prefeitura de Manaus. Por meio da Formiga de Fogo Filmes, o curso será aberto à comunidade manauara e oferece inscrições gratuitas para as 20 vagas ofertadas até quarta-feira (15/1).

O curso tem como principal objetivo provocar a reflexão sobre a função política do cinema de não-ficção, destaca Aldemar Jr.

Aldemar Matias Jr.

Em cada aula haverá a projeção de um documentário (integral ou parcial, dependendo da duração) devidamente escolhido e, em seguida, será proposto um debate aos participantes.

“A ideia é abordar as possibilidades de atuar como cineasta e ativista ao mesmo tempo; limites entre o documentário como obra artística e peça de propaganda; o tipo de construção narrativa que alcança um público mais avesso ao discurso político do filme; transformações do ponto de vista do próprio cineasta ao assistir sua obra; e outros questionamentos que serão analisados”, explica Matias.

O diretor amazonense formou-se pela EICTV (Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba), já produziu documentários e também o longa ‘La Arrancada”, com o qual foi premiado em mostra do Festival de Cinema de Berlim, na Alemanha, e atualmente tem como base a cidade de Barcelona, na Catalunha.

O curso tem carga horária total de 15 horas. As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário on-line, disponível no link http://bit.ly/docativismo2020.

Podem participar estudantes e profissionais da área do audiovisual, ativistas da área de Organizações não Governamentais (ONGS) e o público em geral interessado no tema. Os selecionados serão divulgados no dia 16 de janeiro.

Com informações e fotos da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*