A tradução da obra francesa “La muséologie”, de André Gob e Noémie Drouguet, chega ao Brasil pela FGV Editora para preencher lacuna de livros atuais dedicadas à museologia.
Disciplina emergente, a museologia se situa na interseção de diferentes domínios das ciências sociais e humanas, de acordo com material de divulgação distribuído à imprensa. É sociologia quando se interroga sobre o lugar do museu na sociedade e analisa seus públicos. É pedagogia na medida em que se preocupa com a missão didática do museu. Participa plenamente das ciências da comunicação, contribuindo para o estudo da exposição como mídia específica. E está intimamente ligada à história pela dimensão patrimonial do museu.
A museologia se interessa pelo conjunto dos museus, qualquer que seja sua natureza, e tem afirmado seu lugar entre as disciplinas acadêmicas e alcançado uma posição importante como formação profissional.
Com o objetivo de servir como uma introdução à museologia e também cobrir o amplo leque de pontos de vista sobre o museu, o livro “A museologia” mostra a interdisciplinaridade desta matéria e destaca as condições de equilíbrio entre as diferentes funções que o museu é chamado a exercer no seio da sociedade.
A abordagem dos autores permitiu renovar a visão da gestão dos museus e relatar os desenvolvimentos recentes em técnicas museográficas, particularmente as novas tecnologias.
Com informações da assessoria