O Brasil irá ganhar documentário novo em breve! O cineasta amazonense Aurélio Michiles – à direita na foto acima, ao lado do editor André Finotti – tem trabalhado diariamente em uma ilha de edição, em São Paulo, ajustando os cortes do seu novo filme, “Segredos do Putumayo”, baseado no “Diário da Amazônia”, de Roger Casement.
O documentário, que tem cenas filmadas no Amazonas, deverá ser finalizado até o próximo mês de abril.
O filme remonta a 1910 e enfoca a missão do cônsul britânico à época, Roger Casement, na região de La Chorrera, na Bacia do Rio Putumayo, quando mais de 30 mil índios eram mantidos em regime de escravidão para manter em funcionamento um dos maiores centros de extração e produção de borracha.
A produção do filme esteve na região, em 2019, onde encontrou descendentes de índios Uitotos, Boras, Ocainas e Muinanes. A equipe também realizou filmagens em nas cidades de Letícia, na Colômbia, além de Tabatinga e Manaus, no Amazonas.
“Segredos do Putumayo” é baseado no “Diário da Amazônia”, escrito por Roger Casement durante sua passagem pela região.
O relatório produzido por Casement – e entregue ao Parlamento britânico -colocou um freio nas atrocidades que eram conduzidas contra os indígenas na região do Putumayo. O trabalho rendeu ao diplomata de origem irlandesa o reconhecimento como humanista e o título da Coroa Britânica.
Com informações e fotos da assessoria