Pelo décimo primeiro ano consecutivo, alunos do curso de Ciências Contábeis e de Administração da Faculdade Martha Falcão | Wyden realizam atendimento gratuito para declaração de Imposto de Renda 2020, ano base 2019, a partir da próxima segunda-feira (16).
Os horários de atendimento serão das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira; e de 9h às 12h, aos sábados. Para participar, o declarante deve levar uma lata de leite em pó, que será reunida para doação para instituições beneficentes.
O atendimento inicia na próxima segunda-feira (16) e segue até o último dia previsto pela Receita Federal do Brasil para a entrega da declaração( 30/4). Este ano, o projeto ganha um novo ‘endereço’: o Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI) da faculdade, inaugurando o espaço voltado à formação multidisciplinar dos acadêmicos.
Além do aspecto social, o atendimento visa capacitar os alunos, agregando conhecimentos de como proceder às informações no processo de preenchimento da Declaração do Imposto de Renda 2020, de acordo com as regras contidas na Instrução Normativa nº 1.924, da Receita Federal do Brasil, de 19/02/20.
Entre os obrigados a declarar, estão os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis em 2019, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70 e o contribuinte que recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil.
De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Lucilene Florêncio Viana, que também é membro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a ação demonstra o interesse dos acadêmicos no atendimento à comunidade aliando o crescimento profissional dos participantes.
Responsável pela supervisão dos alunos, o professor João Rezende Dantas destaca que o atendimento visa também a orientação e conscientização da sobre a importância de buscar um atendimento profissional. “Este é um dos motivos de muitos caíram na malha fina: a contratação de serviços em lan houses e de pessoas que não têm formação na área. Atendemos muitos casos assim. Aqui os alunos têm conhecimento e orientação para fazer uma declaração correta”, explica.
Documentação
Além da lata de leite em pó, é preciso levar documentação pessoal como RG, CPF, Comprovante de residência e a Declaração de Imposto de Renda do ano anterior (2019, ano base 2018). Comprovantes e notas fiscais de serviços dedutíveis como recibos de médicos, dentistas, além dos informes de bancos, do plano de previdência, do plano de saúde e da empresa onde trabalha. Caso haja aquisição de bens como carro e imóveis, por exemplo, é preciso apresentar documentos comprobatórios da aquisição.
Outra observação é que os dependentes acima de 8 anos precisam ter CPF para serem declarados como tal, conforme exigência da Receita Federal.
Até a manhã da última quarta-feira (11), a Receita Federal já havia recebido 61.763 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 no Amazonas, segundo dados da Delegacia Regional em Manaus. A expectativa para este ano é de 340 mil documentos entregues.
O sistema de recepção de declarações da Receita Federal funciona 20 horas por dia, ainda segundo informações da Delegacia Regional, ficando indisponível somente durante a madrugada, entre 1h e 5h.
SERVIÇO
O QUE: Atendimento gratuito para Declaração de Imposto de Renda 2020, ano-calendário 2019
QUANDO: de 16 de março a 30 de abril
ONDE: Faculdade Martha Falcão | Wyden (Rua Natal, nº 300 – Adrianópolis)
HORÁRIO: das 14h às 17h (segunda a sexta-feira) e 9h às 12h (sábados)
QUANTO: 1 lata de leite em pó (contribuição)
Com informações e fotos da assessoria