7,7 mil filhotes voltam à natureza

7,7 mil filhotes voltam à natureza

Com apoio do Instituto Claro, Projeto Pé-de-Pincha realizou a etapa de soltura de filhotes de tracajá, aproveitando a época de cheia

No mês de fevereiro, o Instituto Claro concluiu a devolução de mais de 7,7 mil filhotes de tracajás à natureza. A iniciativa faz parte do Pé-de-Pincha, programa que envolve as comunidades locais na conservação das populações de quelônios em municípios do Amazonas. 

Desde 2010, o Instituto Claro colabora na transferência dos ovos, que são colhidos por voluntários nas secas dos rios e levados para áreas protegidas, e na soltura dos filhotes, feita na época da cheia, protegendo a espécie e o meio ambiente.

Entre os dias 6 e 7 de fevereiro deste ano, foram soltos mais de 5,8 mil filhotes nas comunidades de Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Igapó-Açú e Tracajá. 

Nas comunidades de Santo Antônio do Mamori, Araçá, Pacatuba e Perpétuo Socorro, entre os dias 23 e 28 de fevereiro, mais de 1,8 mil filhotes que tiveram ninhos transferidos e protegidos voltaram ao seu habitat natural graças às iniciativas do projeto. 

O projeto oferece treinamento aos moradores das comunidades por meio de palestras e cursos, com o apoio do Ibama, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e da Prefeitura de Careiro Castanho e com a supervisão da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Com texto e fotos da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*