Escritos em verso, prosa, memória ou opinião, os textos dos alunos finalistas da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa viraram um e-book recheado de histórias dos lugares onde vivem essas crianças e jovens de diferentes regiões do Brasil.
Os 135 textos produzidos pelos finalistas da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, concurso realizado pelo Itaú Social e MEC no ano passado, foram reunidos em um e-book – que já está disponível no Portal Escrevendo o Futuro.
Alunos do 5º ano do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio tiveram a oportunidade de escrever sobre “O lugar onde vivo” em forma de Poemas, Crônicas, Memórias Literárias, Artigos de Opinião e Documentários. Desde o lançamento desta edição, em fevereiro de 2019, foram dez meses de envolvimento de estudantes e docentes com a produção de textos e documentários, com a participação das redes públicas de ensino de todos os estados brasileiros e de 4.876 municípios.
Ao todo, foram enviados mais de 40 mil textos e documentários de estudantes de 42.086 escolas. Em dezembro, os finalistas estiveram em São Paulo para a cerimônia que premiou os 28 vencedores nacionais – sendo quatro por categoria, com exceção de Documentário, nova categoria que premiou em trio os alunos.
No e-book estão todas as sinopses dos documentários finalistas produzidos com até cinco minutos de duração. Confira: www.escrevendoofuturo.org.br
Com informações da assessoria e fotos de ItaúSocial/Bianca Pimenta