Estudo mostra caramuri potente em vitamina C

Estudo mostra caramuri potente em vitamina C

No momento em que todo mundo reforça o consumo de vitaminas, é bom divulgar estudo que aponta que o Caramuri (Caramuri Pouteria elegans), fruto nativo da Amazônia, contém mais vitamina C do que a laranja – além de reunir alta composição de potássio, ferro e magnésio.

A pesquisa foi incluída em publicação do ‘Journal of Food Properties’, com o artigo “Aromatic and nutritional profile of an Amazonian autochthonous species, Caramuri Pouteriaelegans (A.DC.) Baehni”.

Dra. Francisca Chagas e Dr. Jaime Aguiar

O trabalho é resultado do projeto “Frutos Amazônicos para produção de Alimentos Funcionais” apoiado pela Fapeam, por meio do programa Universal Amazonas, e desenvolvido pelos pesquisadores Francisca das Chagas do Amaral Souza e Jaime Paiva Lopes Aguiar, do Inpa/MCTI . O artigo foi assinado também pelos pesquisadores Dionísia Nagahama, além do bolsista de pós-doutorado Edson Silva e o professor do Centro de Estudos Superiores de Tefé (Cest – UEA), Raimundo Júnior.

Dr. Jaime Aguiar

Segundo Jaime Aguiar, o estudo buscou englobar o fruto para analisar seus constituintes nutricionais. “Constatamos que Caramuri é rico em minerais, fibra, magnésio, ferro, cálcio, potássio. Além de toda essa composição nutricional, descobrimos também  que ele é muito rico em fibras solúveis e fibras insolúveis e que possui o triplo de vitamina C que a laranja” conta.

Potencial para ser utilizado pela indústria – Já a pesquisadora Francisca Chagas destaca que não existia estudo científico para a fruta e que o resultado desta pesquisa desenvolvida no Amazonas indicou que o Caramuri tem potencial para ser utilizado pela indústria alimentícia e farmacêutica.

Com informações da assessoria e fotos de Acervo Jaime Aguiar_Inpa e Érico Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*