Reitor de Lisboa palestra sobre desafios da escola

Reitor de Lisboa palestra sobre desafios da escola

Reitor honorário da Universidade de Lisboa, António Nóvoa palestra no projeto ‘Aula em Casa’, voltado para educadores das redes estadual e municipal de ensino no Amazonas

O doutor António Nóvoa, professor catedrático Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e reitor honorário da mesma instituição de ensino, é o convidado da segunda edição da roda de conversa “Diálogos Formativos”, que vai ao ar nesta quarta-feira (15/4), a partir do meio-dia, nos canais 2.2, 2.3 e 2.4 da TV Encontro das Águas, no Amazonas.

A atividade será promovida pelas secretarias estadual e municipal de Educação (Semed-Manaus) e terá como tema “Alunos on-line e professores off-line: Os desafios da escola e do professor no cenário de mudanças do século 21”.

Com a parceria firmada entre o governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus, integrando o projeto “Aula em Casa”, a roda de conversa deverá atender professores das redes estadual e municipal de Educação, que devem acompanhar e interagir nas transmissões.

A roda de conversa tem duração de 40 minutos e contará, ainda, com a participação do secretário executivo adjunto pedagógico da Secretaria de Educação, Raimundo Barradas; da professora Wilmara Monteiro, especialista em Informática e Educação e Educação a Distância; e da professora e diretora do Cepan, Ana Lucena. Quem não conseguir acompanhar os “Diálogos Formativos” ao vivo terá nova oportunidade, também na quarta-feira, a partir das 16h10, no canal 2.5 da TV Encontro das Águas.

Pensamento apurado

“O professor António Nóvoa possui uma fala muito clara e objetiva sobre os desafios no campo de formação dos professores, especificamente esses desafios da contemporaneidade. Ele é dono de um pensamento bastante apurado e atualizado sobre diversas áreas, como a História e Psicologia Educacional e Educação Comparada, compreendendo os processos de formação na Europa e América Latina e a partir dos diversos contextos sobre a formação de professores, para que, como coletivo de professores, consigamos compreender e aprofundar, da melhor maneira possível, a nossa visão sobre o campo da formação”, elogiou a diretora do Cepan, Ana Lucena, que ficará responsável por mediar o debate.

António Nóvoa

De acordo ela, ainda, durante a roda de conversa, especialistas discutirão sobre o reflexo da tecnologia digital na Educação. “Neste encontro, o objetivo é debater sobre essa mudança que, como pontua Nóvoa, já deveria ter acontecido na escola, mas que, agora, pelo contexto que se impõe, vai precisar de coragem para mudar e abertura para pensar novos processos de aprendizagem com o advento da revolução digital”, completou Ana Lucena.

Meios de transmissão – Além das transmissões nos canais abertos da TV Encontro das Águas, os estudantes e professores das duas redes podem ter acesso aos conteúdos das rodas de conversa pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e no canal do projeto “Aula em Casa”, no YouTube.

Com informações e fotos da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*