Índios.com no Festival Potência das Artes do Norte

Índios.com no Festival Potência das Artes do Norte

Neste domingo (17), a partir das 21h (horário de Manaus), ocorre a exibição do espetáculo de dança “Rito de Passagem” da companhia índios.com, pelo Festival Online Potência das Artes do Norte – PAN 2020 – um projeto idealizado pela artista e produtora cultural Ana Oliveira, que celebra e promove as artes produzidas na região Norte do Brasil.

O espetáculo “Rito de Passagem” é interpretado por Yara Costa,  fala de ciclos de mulheres amazônidas, e foi sendo elaborado a partir de referências próprias e vivências com comunidades indígenas.

“No rito de passagem, existem muitas imagens. A primeira delas,  é da minha mãe que foi trabalhadora de juta no interior do Amazonas, costureira e professora. A partir das minhas vivências com comunidades indígenas, foram surgindo também novas imagens. E todas elas (as imagens) falam desses corpos que chamo de “corpos da floresta”, aqueles que estão na invisibilidade, que são os primeiros excluídos ou sequer lembrados nas tomadas de decisões do sistema capitalista/neoliberal”, afirma Yara Costa.

Yara, atualmente, está retomando a dança mediada pela tecnologia, com a linguagem artística da videodança e outras possibilidades de continuar criando. A dança e os processos criativos estão em tudo que ela sente e faz, segundo ela, isso é o que ele dá sentido- o que lhe faz estar em constante ‘movimento’ e processo de descoberta. 

O espetáculo Rito de passagem pode ser prestigiado, a partir da compra de um bilhete digital- uma espécie de ‘ingresso virtual’ que a organização do Festival PAN, optou para garantir o acesso à programação na plataforma online que reside o festival.

O espetáculo ‘Rito de passagem’ pode ser prestigiado a partir da compra de um bilhete digital – uma espécie de ‘ingresso virtual’ – que a organização do Festival PAN optou para garantir o acesso à programação na plataforma online que reside o festival.

O link da bilheteria no instagram do PAN – @pan.norte.

Com informações da assessoria e fotos de Ruth Jucá

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*