CCBB em projeto digital de arte-educação

CCBB em projeto digital de arte-educação

O #CCBBeducativoEmCasa apresenta, a partir da primeira semana de Junho, atividades online inéditas e programação virtual gratuita para crianças, famílias e comunidades escolares e artísticas

O Centro Cultural Banco do Brasil lança o CCBBeducativoEmCasa, iniciativa 100% digital do Programa CCBB Educativo, que estimula a experiência, a criação e a reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. A partir da primeira semana de junho, o público acompanhará, no site www.ccbbeducativo.com e nas redes sociais dos CCBBs uma programação inédita com atividades gratuitas, que poderão ser experimentadas de dentro de casa e compartilhadas com toda a família.

O objetivo do Centro Cultural Banco do Brasil – que suspendeu temporariamente as atividades presenciais em suas quatro unidades (Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Rio de Janeiro – RJ e São Paulo – SP) em março deste ano – é continuar proporcionando cultura, arte e educação, agora por meio de conteúdos digitais, com a característica de não haver restrições geográficas, já que as atividades oferecidas nesse formato podem ser acessadas em qualquer parte do Brasil e do mundo.

Entre as novidades está o “Historietas”, ação que promove contação de histórias e possibilita a criação colaborativa de enredos com jogos e desenhos, por meio de leitura de livros, animações e narrativas criativas.

Ainda na programação infantil, o “Lugar de Criação” propõe, semanalmente, atividades que visam engajar crianças e suas famílias em processos e experiências de pesquisa e criação, a partir de materiais disponíveis em casa e do estímulo ao diálogo com procedimentos artísticos. As atividades são conduzidas pela equipe do JA.CA Centro de Arte e Tecnologia.

Já para os adultos, em especial educadores e artistas, o #CCBBeducativoEmCasa apresenta um recorte especial do curso “Transversalidades”, que tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios. A seleção resgata a ação “Arte indígena contemporânea “, realizada no CCBB Rio de Janeiro, em 2018, sob a batuta do artista Denilson Baniwa – pertencente ao povo indígena Baniwa da região noroeste da Amazônia brasileira.

A partir de vídeos do #TBT Em Casa, será possível revisitar exposições que deixaram saudades no “Com a Palavra”, ação que promove visitas mediadas às exposições do CCBB conduzidas por especialistas ou profissionais referências em temas diversos, com o intuito de apresentar, a partir de outros campos do conhecimento, múltiplos olhares e modos de conhecer e de se relacionar com a arte.

Entre as boas lembranças, o público terá a oportunidade de explorar a exposição 100 anos de Athos Bulcão, com visita realizada em 2018 e conduzida pelo artista plástico Alexandre Mancini, na capital mineira, bem como poderá (re)visitar a exposição ‘Paul Klee – Equilíbrio Instável’, realizada ano passado em São Paulo, que recebeu a historiadora e curadora Fernanda Pitta para uma conversa sobre a mostra.

Para deixar a programação digital ainda mais especial, o #CCBBeducativoEmCasa vai oferecer “Visitas Mediadas” por quatro exposições em cartaz – porém com acesso presencial temporariamente suspenso – nas unidades do CCBB: “Vaivém”, em Belo Horizonte; “Linhas da Vida – ChiharuShiota”, de Brasília; “Ivan Serpa – A Expressão do Concreto”, do Rio de Janeiro e “Egito Antigo – do Cotidiano à Eternidade “, de São Paulo.

Além dos conteúdos listados, o #CCBBeducativoEmCasa promoverá uma série de webinários e disponibilizará artigos sobre arte-educação, elaborados por convidados e especialistas da área. As agendas de atividades serão divulgadas semanalmente e terão transmissão pelo Instagram, Facebook, Youtube de cada unidade do CCBB.

Vale ressaltar que várias atividades da programação do #CCBBeducativoEmCasa estarão acessíveis em Libras.

Mais informações e outros conteúdos também estão reunidos no Arquivo Vivo do site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação.

Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*