Nomes nacionais da fisioterapia em encontro online

Nomes nacionais da fisioterapia em encontro online

A faculdade Martha Falcão promove nesta terça-feira um seminário online reunindo especialistas de três áreas da Fisioterapia

Especialistas nacionais em três grandes áreas da fisioterapia participam, nesta terça-feira (9), do Seminário de Fisioterapia da faculdade Martha Falcão, que traz programação voltada a experiências e cases de sucesso com práticas manuais, neurológicas e esportivas, em ambiente virtual, de forma gratuita ao público. A abertura ocorrerá às 14h (horário de Manaus), com o fisioterapeuta e anatomista Henrique Jatobá (RJ); a fisioterapeuta Débora Lima (RJ); e o presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato Ortopédica de Alagoas (Abrafito-AL), Natanael de Sousa.

Henrique Jatobá

Na ocasião, Jatobá – responsável pela coordenação da área de fisioterapia do Comitê Olímpico do Brasil (COB) entre 2000 e 2017 – irá abordar a experiência dentro de uma delegação esportiva e as estratégias desenvolvidas ao longos de 17 anos para a redução do impacto de lesões, o que tornou a fisioterapia fundamental dentro de uma comissão técnica.

“Ele foi um dos primeiros profissionais da área a ocupar uma vaga dentro da Academia de Anatomia Brasileira que, tradicionalmente, era ocupada apenas por médicos. O grande ganho para a o público será poder compartilhar do conhecimento técnico dele acerca da fisioterapia como prevenção e a visão de fazer parte de uma equipe, de uma engrenagem voltada para a saúde”, explica o professor do curso de Fisioterapia da faculdade Martha Falcão, Rafael Azamor, um dos responsáveis pelo evento virtual.

Débora Lima

Na sequência, às 15h, a fisioterapeuta Débora Lima (RJ), doutoranda em Ciências da Reabilitação (UNISUAM) e com experiência na área de fisioterapia neurofuncional, compartilhará sua experiência no tratamento dos pacientes com ataxia – incapacidade de coordenação de movimentos voluntários como dedos, mãos, braços, pernas, olhos, o equilíbrio, o tônus muscular, e até mesmo a deglutição e a fala. Normalmente, são ocasionados por situações neurológicas degenerativas do sistema nervoso. Ela também é a criadora do projeto Neurostudent, que tem o objetivo de facilitar o aprendizado dos alunos por meio de desenhos das unidades motoras e das estruturas da Neurociência, transmitido pelo canal homônimo no Youtube.

Natanel de Souza

Às 16h, é a vez do presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato Ortopédica de Alagoas (Abrafito-AL), Natanael de Sousa, abordar os benefícios e recursos utilizados pela fisioterapia manual e o tratamento com o uso de correntes elétricas, a eletroterapia, para fins analgésicos na região cervical.  

“Optamos por aproveitar o momento em que vivenciamos esse formato de educação por meio de aulas remotas e que estamos adaptados à plataformas online para trazer profissionais renomados, de outras regiões do País, superando a dificuldade e os custos de locomoção a fim de agregar conhecimento para nossos alunos e sociedade interessada no tema”, explicou Rafael Azamor.

De acordo com a professora Vanessa Christina Costa da Silva, fisioterapeuta e mestre em saúde coletiva, da faculdade Martha Falcão, a idéia do Seminário de Fisioterapia é discutir atualidades da área e abrir oportunidade para questionamentos ao público.   

“Temos a temos a oportunidade de nos reinventarmos e organizamos este seminário online com participação de nomes importantes da fisioterapia no cenário nacional. Apesar da distância física, esperamos estar juntos de acadêmicos, profissionais e público em geral que tem interesse na área. Cada palestra tem um professor da faculdade como moderador, permitindo, além das explicações dos profissionais, um momento de interação com os participantes da sessão”, explica.

SERVIÇO:

O QUE: Seminário online de Fisioterapia da faculdade Martha Falcão

QUANDO: Terça-feira (9/6)

HORÁRIO: 14h às 17h (horário de Manaus)

INSCRIÇÕES GRATUITAS: go.wyden.to/sf

Com informações e fotos da assessoria


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*