Prodam celebra 50 anos de atuação

Prodam celebra 50 anos de atuação

Empresa Processamento de Dados Amazonas S.A completa seu cinquentenário neste mês de julho, em Manaus

Quando foi criada em 1970 pelo então governador Danilo Matos Areosa, a Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) nasceu com a missão ambiciosa de ser o “cérebro eletrônico” do governo do Estado. Desde lá a empresa expandiu muito seu campo de atuação e, atualmente, ao completar 50 anos de existência, é reconhecida não apenas por automatizar processos governamentais mas também por transformar, por meio da tecnologia, a vida de milhões de cidadãos amazonenses.

Hoje, a Prodam conta com um quadro de 389 funcionários, sendo que a maioria (78%) integra o setor de técnicos nas diversas áreas da Tecnologia da Informação e Comunicação.

“São esses profissionais os principais responsáveis por fazer com que serviços como o pagamento de funcionários públicos, a emissão de carteiras de motoristas e as matrículas das escolas estaduais e municipais, entre centenas de outros, aconteçam de maneira totalmente on-line”, explicou o diretor-presidente da Prodam, João Guilherme de Moraes Silva.

Além de todos os órgãos públicos estaduais, a Prodam atende órgãos municipais, federais, prefeituras do interior, órgãos dos poderes Judiciário e Legislativo, e empresas do setor privado. Para atender a todos esses clientes, a empresa estruturou os seus serviços em cinco eixos principais, como explica o diretor técnico Heleno Ferreira.

“Hoje, nossas principais áreas de atuação são Conectividade e Telecom, Datacenter Seguro, Desenvolvimento de Softwares, Gestão de Serviços de Segurança da Informação e Gestão de Serviços Públicos. Também prestamos serviços de consultoria e assessoria”, explicou Heleno.

Futuro – A estratégia da Prodam para os próximos quatro anos é estruturar o projeto de transformação digital do governo do Amazonas.

“Estamos focados no desenvolvimento de projetos de Governo Digital e Cidadão Digital. A tecnologia será cada vez mais utilizada para tornar os processos mais eficientes, reduzir gastos, e aproximar cada vez mais a população dos serviços públicos”, afirmou João Guilherme.

Já na área de trânsito, o Amazonas possui um sofisticado sistema de gestão que se conecta ao Governo Federal, possibilitando a existência da plataforma Detran Digital. No portal Detran Digital está disponível uma série de serviços de trânsito que podem ser consultados e/ou realizados de maneira on-line.

Infraestrutura – Para que todos esses serviços funcionem, a Prodam investe em infraestrutura. Em 2018, a empresa iniciou a mudança da sua plataforma tecnológica, abandonando o uso do mainframe (computador de grande porte para processamento de grande volume de dados) e livrando-se de uma dependência de décadas da IBM.

“Usamos o mainframe por mais de 40 anos porque durante muito tempo era realmente o que havia de mais moderno no mercado. No entanto, com a evolução tecnológica, abriu-se um leque de opções tão ou mais vantajosas que o mainframe, e a Prodam optou pela plataforma hiperconvergente, que opera com o sistema operacional Linux”, explicou Heleno Ferreira.

Atualmente, a empresa conta com um parque tecnológico capaz de atender à demanda de Estado, mas também de grandes empresas privadas, como a varejista TV Lar. “Temos à disposição dos nossos clientes um datacenter consolidado, robusto, altamente escalável e protegido contra ataques, intempéries e instabilidades elétricas. Também oferecemos a opção de cloud conhecida como Nuvem Prodam, uma solução mais econômica, mas que garante a confiabilidade, a integridade e a disponibilidade dos dados armazenados”, explicou Heleno.

Comemorações – Por conta da pandemia de Covid-19, as celebrações em torno dos 50 anos da Prodam tiveram que ser adaptadas. “Infelizmente, não será possível realizamos grandes celebrações como havíamos planejado. Vamos comemorar como o momento exige, obedecendo às regras de distanciamento social e garantindo a saúde dos nossos empregados”, garantiu o diretor-presidente João Guilherme.

Entre os projetos de comemoração previstos para este mês está a publicação de um e-book com a história da Prodam e homenagens aos empregados que possuem mais tempo de casa.

Com texto da assessoria e fotos do Acervo/Prodam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*