Redes sociais e novos formatos na pandemia

Redes sociais e novos formatos na pandemia

A Socialbakers, principal plataforma global de marketing de mídia social do mercado, em mais de 100 países, realizou um amplo estudo que revela mudanças e tendências nas redes sociais durante a pandemia; os dados mostram marcas mais confiantes na retomada de investimentos e, além disso, os vídeos tomaram a dianteira como o formato mais usado e com maior potencial de engajamento

A Socialbakers, empresa global em soluções para a otimização de performance corporativa em redes sociais, divulgou novo relatório abrangente sobre as tendências no bilionário mercado de publicidade nas redes sociais. O estudo detalha as transformações do marketing de influência e da publicidade paga à medida que as marcas se adaptam à pandemia de Covid-19 no mundo todo.

Algumas das principais conclusões do relatório incluem o retorno aos níveis pré-pandêmicos em áreas como orçamentos de publicidade, custo por clique (CPC) para anúncios pagos e a quantidade de tempo que os usuários do Facebook passam online. O levantamento também apresenta um aumento significativo na quantidade de vídeos orgânicos utilizados nas mídias sociais, tendência essa que apresenta aos profissionais de marketing uma alta taxa de engajamento do público que está em home office ou cumprindo o isolamento social.

Gastos com anúncios

Em todo o mundo, os gastos com anúncios em mídias sociais aumentaram significativamente. Globalmente, as marcas gastaram 26% mais em publicidade em comparação ao final do primeiro trimestre, quando os orçamentos ainda eram muito impactados pela pandemia de coronavírus. Todos os setores analisados pela Socialbakers mostraram um aumento nos gastos com anúncios nos últimos três meses.

Usuários do Facebook 

Os dados da Socialbakers também indicam que, à medida que as comunidades em todo o mundo começaram a sair da quarentena, o tempo que passavam online voltava em grande parte aos níveis pré-pandêmicos. As interações relativas do Facebook caíram de 100% para 50,8% no segundo trimestre, mas voltaram a aumentar no final do trimestre. Essa redução foi principalmente um retorno ao nível normal após um pico anormal em meados de março, quando muitos iniciaram o período de isolamento.

Publicações com vídeos

No começo da pandemia, em março de 2020, o conteúdo em vídeo registrou picos de interesse nas plataformas de mídia social. O Twitter, que contém mais de 20% dos tweets feitos por páginas de marcas, lidera com a maior porcentagem desse formato comparado ao Facebook e Instagram. No caso do Instagram, os vídeos representaram 17,1% de todas as postagens das marcas, um aumento de 16,3% em relação ao segundo trimestre de 2019. Já o Facebook registrou um aumento de 5,3% em relação ao mesmo período do ano passado, com os vídeos representando 18% do conteúdo nessa plataforma. Além disso, o uso do Facebook Live aumentou 27% em comparação com o segundo trimestre de 2019 e 126% nos últimos quatro meses, se tornando o formato com maior engajamento da plataforma.

Sobre Socialbakers
Fundada em 2008, na República Tcheca, a Socialbakers é líder global em soluções para a otimização de performance corporativa em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn, Instagram, Pinterest e Google+), fornecendo relatórios detalhados, mapeamento de tendências e benchmarking para mais de 3.000 clientes, mais de 200 deles no Brasil.

Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*