21,novembro 2024

Bioeconomia na Amazônia é tema de webinar

Webinar contou com participação do coordenador de Economia Verde do Ministério da Economia, Gustavo Fontenele; do diretor presidente do Grupo Bemol, Denis Minev; e do diretor de Novos Negócios do Idesam, Mariano Cenamo

Representantes do setor público e privado participaram, a partir de Manaus, do webinar “Zona Franca de Manaus: Oportunidades para Inovação e Investimentos em Bioeconomia”, promovido pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e organizações parceiras para o desenvolvimento de uma nova economia para a região.

O moderador do encontro virtual foi o diretor de Novos Negócios do Idesam, Mariano Cenamo, e a lista de convidados incluiu o diretor presidente do Grupo Bemol, Denis Minev; o coordenador de Economia Verde do Ministério da Economia, Gustavo Fontenele; e a CEO do Grupo GBR e ex-superintendente da Suframa, Rebecca Garcia.

O webinar foio primeiro de uma série de cinco eventos virtuais, intitulada “A Nova Economia da Amazônia”, que coloca em pauta a implementação de uma agenda de investimentos para negócios de impacto e serviços ambientais na região.  Será realizado um debate por mês até dezembro.

Neste primeiro encontro, os participantes abordaram os desafios e possíveis soluções para fomentar a bioeconomia como estratégia para redução do desmatamento na Amazônia. O debate também enfocou as oportunidades de investimento através do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio) para o fortalecimento do ecossistema de inovação na região.

PPBio

Com aproximadamente R$ 1 milhão já investidos, o mecanismo coordenado pelo Idesam é um dos quatro programas prioritários criados para o aporte de parte dos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), oriundos da Lei de Informática (Lei nº 13.674, de 11 de junho de 2018) na área de atuação da Suframa.

O PPBio tem o papel de conectar pesquisadores a empresas investidoras para impulsionar soluções para que a biodiversidade se transforme em produtos nas áreas de biotecnologia, tratamento de resíduos, biocosméticos, alimentos, construção civil, entre outros, na perspectiva de uma nova matriz de desenvolvimento econômico, baseada na manutenção da floresta em pé como fonte sustentável de riquezas.

Com informações e fotos da assessoria

Rogerio Pina

Aqui você encontra novidades e imagens a partir de Manaus, na Amazônia, com turismo, negócios e coluna de variedades

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CURTA NOSSA PÁGINA

POSTAGENS DO SITE

PUBLICIDADE