Novo filme de Aurélio Michiles em festival

Novo filme de Aurélio Michiles em festival

O filme-documentário “Segredos do Putumayo”, do diretor amazonense Aurélio Michiles, estreia hoje na competição oficial do festival ‘É Tudo Verdade’; mostra a trajetória do diplomata irlandês Roger Casement, que denunciou o trabalho escravo dos indígenas na Amazônia na época da extração da borracha, no início do século 19

O diretor amazonense Aurélio Michiles volta a enfocar um momento histórico da Amazônia, no início do século 19, em seu novo filme-doumentário “Segredos do Putumayo”, que será exibido pela primeifra vez neste final de semana na programação do festival de cinema documental ‘É Tudo Verdade’, que este ano será disponibilizado pela internet.

O diretor Aurélio Michiles e o diário de Casement

O documentário faz um recorte durante o período em que Roger Casement, então cônsul-geral da Grã-Bretanha no Brasil ((1906-1913), é enviado para uma missão na região do Putumayo, fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, com o objetivo de investigar o uso de populações indígenas no trabalho escravo da extração da borracha.

O filme tem participações do historiador Angus Mitchell, do escritor Milton Hatoum e de moradores dos quatro povos (Uitoto, Bora, Okaina e Muinames) que habitam a região de La Chorrera, que dão seu testemunho sobre os fatos ocorridos em seu território. Conta, ainda, com narração do ator Stephen Rea e participação do ator Dori Carvalho. A produção realizou filmagens em 2019 na região de La Chorrera, para compor o roteiro.

O filme é baseado no “Diário de Roger Casement na Amazônia”, escrito há um século, em que mostra o horror que se passava na Amazônia naquela época. O filme enfoca a visão de Casement sobre a situação, reforçado com imagens históricas e registros atuais que levam a assinatura do diretor Aurélio Michiles (veja trailer a seguir).

O roteiro desta produção é assinado por Aurélio Michiles, Danilo Gullane e André Finotti, com direção de fotografia de André Lorenz Michiles.

O filme-documentário pode ser assistido neste sábado, às 20h, e amanhã às 14h, pelos sites etudoverdade.com.br e itaucultural.org.br.

Com informações e fotos da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*