Jéssica Santos e Yuri Sasai estão em preparação para a edição especial da Travessia Almirante Tamandaré, que comemora 50 anos em 2020
Atravessar o rio Negro a nado é uma tarefa encantadora e igualmente desafiadora para qualquer atleta. Mas para as veteranas Jéssica Santos, 34, e Yuri Sasai, 50, o rio de águas escuras já é como se fosse uma espécie de “segunda casa”. Elas contam como está sendo a preparação para participar da edição especial da Travessia Almirante Tamandaré, que em 2020, completará nada menos que 50 anos de existência. A prova faz parte da programação do Rio Negro Challenge, que será disputado nos dias 12 e 13 de dezembro, em Manaus.
No dia 12 de dezembro (sábado) haverá a disputa do Relay (revezamento), quando equipes de três atletas vão nadar – cada um – a distância de 500m. No domingo, 13 de dezembro, serão realizadas as provas de 2 quilômetros e 4 quilômetros, além da travessia, que tem a distância de 8,5 quilômetros, em linha reta. Inscrições abertas no site www.rionegrochallenge.com.br.
Trajetórias
Jéssica Santos afirma que já perdeu a conta das vezes que participou da Travessia Almirante Tamandaré; ela também tem no currículo o título de campeã mundial de Aquathlon.
Sasai, que também é triatleta e já foi campeã brasileira nos 100 metros borboleta, conta que está indo para a sua quinta travessia. Ela participou de todas as edições da prova, desde 2016, quando passou a fazer parte da programação do Rio Negro Challenge. Naquele ano, ela foi a grande campeã aos 46 anos, tornando-se recordista em seu nível de idade a vencer a Almirante Tamandaré, sob a gestão do Rio Negro Challenge.
Esporte na pandemia
Em tempos de pandemia, Sasai e Jéssica sofreram por não poder praticar as modalidades que tanto amam. Jéssica conta que corria na escadaria de emergência do prédio em que mora para manter a forma. Sasai revela que precisou improvisar na ginástica em casa. Tudo isso serviu para mostrar o quanto o esporte é imprescindível na vida das duas.
E a dupla está de volta aos treinos.
“Eu fiquei quase um ano sem nadar do ano passado para cá. Eu tinha parado em outubro e voltei agora, em setembro. Eu percebi que não consigo ficar sem nadar. Eu desconfiava, só que agora eu tive certeza. Eu não sou Jéssica Santos sem ser triatleta, nadadora. Quando estou praticando esporte estou feliz de verdade”, diz Jéssica.
“O esporte na minha vida sempre foi uma válvula de escape. Para começar o dia nado e já estou ótima para trabalhar o resto do dia. Nessa pandemia eu fiquei angustiada dentro de casa, sem poder treinar. Com a pandemia, tudo ficou desequilibrado: corpo, alimentação e mente. E por isso, quero dar um exemplo para os jovens que o esporte resgata parte do equilíbrio do nosso corpo. Ele traz disciplina com a rotina, responsabilidade, assim como desenvolve a coordenação, agilidade, força, além da sociabilização real e não virtual, pois hoje em dia a maioria dos adolescentes vive no mundo virtual. Eu recomendo esporte para todo mundo”, finaliza Sasai.
Serviço:
Evento: Rio Negro Challenge – 50 anos da Travessia Almirante Tamandaré
Quando: Sábado 12 de dezembro e domingo 13 de dezembro. No sábado será disputado o Relay e no domingo as provas de 2k, 4k e a Travessia Almirante Tamandaré.
Horário: A partir das 8h
Inscrições: pelo site www.rionegrochallenge.com.br
Outras informações: Pierre Gadelha (92) 9 8167-3339 (organizador da prova)
Com texto e fotos de Leanderson Lima / assessoria de imprensa