Festival ‘Mova-se’ inicia nesta sexta-feira

Festival ‘Mova-se’ inicia nesta sexta-feira

O Mova-se Festival de Dança, promovido pelo espaço cultural Casarão de Ideias, será apresentado de forma virtual este ano, reunindo solos, duos e trios

Nesta sexta-feira (27), o ‘Mova-se Festival: Solos, Duos e Trios’, promovido pelo espaço cultural Casarão de Ideias, de Manaus, inicia sua programação 2020, a partir das 21h (horário de Brasília), com a exibição on-line do espetáculo amazonense ‘Enruína’, da companhia Enlugar Art Movimento. A montagem poderá ser conferida no canal do YouTube do Casarão (youtube.com/casaraodeideias) de forma gratuita.

 ‘Enruína’

‘Enruína’ surge de “reflexões sobre a relação corpo-espaço e memória-lugar em casas abandonadas do Centro de Manaus”, segundo a divulgação. Focando em conceituar e experimentar um ‘corpo-ruína’, o trabalho incita nos intérpretes a relação com seus próprios fragmentos, marcas pessoais e medos que se inter-relacionam com os resquícios das casas, com elementos marcados pelo tempo, com memórias esquecidas ou estilhaçadas, com o ambiente e com o espaço que resultam em movimentos e sensações que acessam de forma diferenciada a cada receptor da obra, afirma o texto.

Outras atrações

No sábado (28), a partir das 16h, o público infantil terá seu espaço dentro da programação com ‘MovaseZinho’, com direito a audiodescrição, no Teatro Amazonas, bairro Centro, zona sul da cidade. Na oportunidade, será apresentada a montagem ‘Sodade’, da Panorando Cia., e os interessados em assistir devem fazer o agendamento prévio com a administração da casa de espetáculos.

‘Sodade’

‘Sodade’ aborda o imaginário nordestino como principal gatilho para a criação das cenas, inspirando-se, principalmente, em suas crenças e em situações cotidianas.

Ainda no sábado, às 20h, ocorrem as Batalhas 2 X2 All Style, também, no Teatro Amazonas e com agendamento prévio.

No domingo (29), com uma pegada mais urbana, por assim dizer, o ‘Mova-se’ inicia suas atividades, a partir das 17h, no Largo São Sebastião, Centro antigo de Manaus, com o BMX Flatland Manaus/Brasil apresentado manobras radicais e performances especiais em bicicletas. Também no domingo, às 19h, no Teatro Amazonas, acontece uma nova edição das Batalhas 2 X2 All Style com agendamento prévio. A programação segue até o dia 13 de dezembro.

‘Mova-se’ premiado

O ‘Mova-se’ foi contemplado com o Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2019, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult); pela Fundação Nacional de Arte (Funarte), por meio do Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-Americanas (Programa Iberescena), na categoria Apoio a Festivais e tem patrocínio do Banco da Amazônia, por meio da Lei Rouanet.

Com informações e fotos da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*