Virada Sustentável Manaus em formato virtual

Virada Sustentável Manaus em formato virtual

Festival correalizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) terá transmissão de apresentações culturais, conteúdo para crianças, debates sobre temáticas ligadas à sustentabilidade e intervenções na cidade de Manaus até 4 de dezembro, com acesso gratuito

Readequada para atender às novas normas impostas pela pandemia, a Virada Sustentável Manaus 2020 inicia neste final com uma programação diária de lives ligadas à cultura, bem-estar e sustentabilidade, no Instagram (@viradasustentavelmanaus) e YouTube (Virada Sustentável). O festival, correalizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), está em sua sexta edição e acontece pela primeira vez em formato virtual. A programação vai até o dia 4 de dezembro, com acesso gratuito.

Neste ano, a mobilização traz o tema “Refuturo: repense, recrie, regenere 2020”, que convida o público a refletir e se inspirar sobre como criar um futuro diferente, melhor e possível. As atividades são pautadas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), envolvendo temas como igualdade de gênero, saúde e bem-estar, cidades e comunidades sustentáveis e ação contra a mudança global do clima.

Mulheres no ‘palco’

Assim como nas edições anteriores, a Virada Sustentável Manaus promoverá acesso gratuito à cultura com shows de artistas regionais, que serão transmitidos pelo Instagram. Dessa vez, o line-up é formado apenas por mulheres, destacando o protagonismo feminino na cena musical amazonense.

The Marcianas

No domingo (29), às 19h (Manaus), será a vez da banda The Marcianas agitar as redes sociais do festival com muito flashback, disco music e uma ‘pitada’ de rock, trazendo de volta músicas dançantes das décadas de 1970, 1980 e 1990.  A banda, que é formada por mulheres, surgiu em março de 2018, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Fórum virtual

Entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, ocorre o Fórum da Virada Sustentável Manaus 2020, com a participação de ativistas, especialistas em diversas temáticas, representantes de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. O objetivo é promover a articulação entre múltiplas vozes da Amazônia e do Brasil, para discutir respostas e soluções para os desafios contemporâneos da humanidade.

Ao todo, são seis painéis que abordarão temas como Amazônia, diversidade, cidades sustentáveis, mobilização social em tempos de pandemia, construção de políticas públicas socioambientais e a relação dos jovens com o futuro. Será transmitido um painel por dia, a partir das 10h (Manaus), com exceção do dia 3 de dezembro, que terá dois debates: o primeiro às 10h e o segundo às 18h30. A programação poderá ser conferida no canal Virada Sustentável, no YouTube.

Intervenções pela cidade

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, reforçando a importância do cuidado mútuo e o senso de coletividade, a programação da Virada Sustentável Manaus foi adaptada ao cenário atual, para garantir a segurança das milhares de pessoas que participam anualmente da mobilização.

Intervenção no Centro histórico de Manaus

Sem a presença do público, o festival realizou ações presenciais e intervenções visuais em alguns pontos cidade. Entre elas, o plantio de mais de 200 mudas de árvores frutíferas na comunidade indígena Parque das Tribos, a instalação de faixas de pedestres com as cores do arco-íris no Centro da cidade, exposição de banners com as frases ‘Viva Amazônia Viva’ e ‘Vidas Indígenas Importam’ em frente ao Teatro Amazonas, e uma intervenção com o tema ‘Vamos falar sobre política?’, em parceria com a Embaixada Politize! Manaus.

Os registros em vídeo dessas atividades serão compartilhado nas redes sociais do festival, neste domingo (29), completando a programação online

No dia 4 de dezembro, a Virada fará uma projeção de mensagens emblemáticas sobre Amazônia e o futuro que queremos para nosso planeta. As mensagens serão apresentadas em um prédio com destaque na capital amazonense. Porém, o festival não divulgará antecipadamente o endereço para evitar público no local. Mas fará o registro da ação no Instagram. 

Com informações da assessoria


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*