Documentário foca no grafite de Manaus

Documentário foca no grafite de Manaus

O documentário “Os Traços Urbanos da Floresta” foi lançado no YouTube, entrevistando e mostrando os principais nomes do grafite da capital do Amazonas e entorno

Lançado na última semana, o documentário “Os Traços Urbanos da Floresta” convida o público a conhecer os artistas que colorem as ruas de Manaus, a capital do Estado do Amazonas, e seu entorno.

Num formato de obra colaborativa, o documentário nasceu da conversa entre o fotógrafo e videomaker Homero Lacerda Filho e o grafiteiro Arab, codinome de Rogério Arab, que tem uma trajetória madura e produtiva na ampliação da cena amazonense.

Grupo que teve a iniciativa de produzir o documentário, à frente Homero Lacerda Filho (à esquerda na foto)

A inspiração para o documentário começou nos bares do Centro de Manaus, antes da pandemia, quando os integrantes desse movimento constataram que tanto o grafite como arte e o estilo de vida em volta da Arte de Rua tem pouca ou quase nenhuma documentação.

A produção acompanhou os artistas em seus ‘fazeres’ artísticos pela cidade, indo desde lugares isolados onde a floresta é a inspiração, até onde o grafite mais se consolida – nos muros das favelas.

Presença feminina e periférica

Débora Erê, Lore Paes, Gaby, e Zet trouxeram teor representativo para a obra, mostrando as dificuldades, maternidade e machismo dentro dessa cultura que vem se reinventando conforme sua expansão.

Além do grafite, o documentário também investiga as diversas vertentes dessa Arte de Rua, como pixo, bomb e stickers.. Foram entrevistados os artistas Paradise, Zet, Arab, Liu, Olhinho, Gnos, Alessandro Hipz, Raiz, Máfia, Nixon e Knort.

Um mural também foi produzido durante as filmagens e contou com a participação de Rosie, Biels e Smith.

No teaser, um dos entrevistados, Raiz Campos, conta como o grafite consegue também atrair jovens que em outros cenários poderiam ir pra vida do crime ao qual estão expostos em sua comunidade. A função social e transformadora dessa arte tão acessível é um dos aspectos mais interessantes da obra.

Raiz Campos

“É muito mais que pintura ou material, o grafite está numa questão de atitude, de se expressar publicamente, ele tem essa categoria de democratizar a arte, de trazer a arte pra todo mundo ver”, ressalta Raiz Campos, um dos grandes expoentes da arte na capital amazonense e que também teve seu trabalho documentado na obra.

O documentário “Os traços urbanos da floresta” foi premiado pela Lei Aldir Blanc – Conexões Culturais 2020, da Prefeitura de Manaus.

O documentário completo pode ser visto no YouTube, por meio do link: http://bit.ly/2WOm30y.

Com informações e fotos da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*