Caxiri lança risoto com cogumelo Yanomami

Caxiri lança risoto com cogumelo Yanomami

Chefs de cozinha Débora Shornik (Caxiri Amazônia) e José Barattino (Eataly São Paulo) uniram forças para criar um prato com cogumelos Yanomami que terá parte da venda revertida para cozinhas comunitárias da Amazônia e para a ONG Casa do Rio

A pandemia, infelizmente, continua atingindo negócios e comunidades no Brasil mas sempre tem gente disposta a fazer o que gosta e lutar pelo bem estar do próximo.

Foi pensando nisso que os chefs de cozinha Débora Shornik (do restaurante Caxiri Amazônia, de Manaus) e José Barattino (Eataly São Paulo) criaram um risoto com cogumelos Yanomami, com 50% do valor do prato revertido para o projeto LAB Floresta, da ONG Casa do Rio, uma instituição sem fins lucrativos que desde 2014 atua na região da BR 319, no Estado do Amazonas.

As iniciativas dessa ONG contribuem para o desenvolvimento humano e territorial, por meio da educação integral, empreendedorismo e agroecologia. O projeto LAB Floresta desenvolve uma cozinha comunitária que impacta cerca de 80 mulheres do município do Careiro, no Amazonas.

A receita, uma co-criação cheia de sabor e autenticidade, está disponível no menu restaurante Caxiri Amazônia, em Manaus, e no Eataly São Paulo, pelo valor de R$ 68, com 50% destinado à ONG Casa do Rio.

Sobre o Caxiri Amazônia

Com as recentes medidas de flexibilização do comércio de Manaus, o restaurante Caxiri Amazônia voltou a abrir seu salão de segunda a sábado, das 11 às 20h. Há também a opção de delivery e drive-thru

No domingo, apenas delivery via Ifood ou PediJá, das 11h às 20 hrs.

Sobre a chef Débora Shornik

Paulista, baseada em Manaus desde 2015, Débora é pesquisadora da riqueza gastronômica nacional, principalmente as PANCS (plantas comestíveis não convencionais), tendo também atuado em cozinhas autorais como a do Arturito, da chef ítalo-argentina Paola Carosella, com quem iniciou sua carreira em 2005.

Chef Débora Shornik exibe sua criação

No Caxiri Amazônia, Débora dedica-se a – como ela define – “cozinha amazônica a favor da Amazônia”. Entre seus principais fornecedores estão agricultores familiares que provém alimentos orgânicos; comerciantes da feira Manaus Moderna; e de manejo sustentável, principalmente de peixes como o pirarucu.

A chef também mantém consultoria nos menus dos restaurantes flutuante Flor do Luar e Camu-camu, no hotel Mirante do Gavião Lodge, ambos em Novo Airão (AM).

O restaurante Caxiri Amazônia está situado na Rua 10 de Julho 495, Centro histórico de Manaus (AM), ao lado do Teatro Amazonas.

Com informações da assessoria e fotos de Ana Paula Lustosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*