13,setembro 2024

Paulistas podem ajudar na conservação da Amazônia

A Fundação Amazônia Sustentável e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) lançaram parceria para conservação da floresta e projetos na região

Um evento virtual realizado na tarde desta terça-feira reuniu o governador de São Paulo, João Dória Jr., e dirigentes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), que tem sede em Manaus, para anunciar uma parceria para mobilizar a sociedade paulista para a conservação da região amazônica e financiamento de projetos sustentáveis. O evento online teve moderação da atriz, ativista ambiental e membro do Conselho da FAS Christiane Torloni.

A ideia é criar um movimento de valorização da Amazônia para manter da floresta em pé e atuar com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das populações ribeirinhas e povos indígenas. O que se espera do acordo, também, é que as ações planejadas contribuam para evitar o desmatamento.

O acordo inédito vai possibilitar que clientes dos 375 municípios paulistas atendidos pela Companhia façam doações voluntárias, por meio das contas de água, para projetos da FAS voltados para as populações ribeirinhas e indígenas e o desenvolvimento sustentável da Floresta Amazônica. A base da Sabesp tem 9 milhões de contas.

“Esta parceria representa um marco histórico e importante no que diz respeito à valorização dos serviços ambientais providos pela floresta amazônica para o restante do Brasil. A Sabesp reconhece a importância da Amazônia no sistema de circulação de água da América do Sul”, afirma Virgílio Viana, superintendente geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Virgílio Viana

Viana destaca que o acordo com uma das maiores concessionárias de água e esgoto do Brasil “é uma oportunidade de fazer com que esses serviços ambientais se transformem em financiamento para as atividades de melhoria da qualidade de vida das populações, os guardiões da floresta. Dessa forma, ao cuidar das pessoas também aplicamos uma estratégia de redução do desmatamento e degradação florestal.”

A partir da assinatura de um memorando de intenções entre Sabesp e FAS, serão definidos os mecanismos que permitirão as doações, as transferências dos recursos arrecadados e o sistema de prestação de contas das instituições envolvidas. As doações poderão ser feitas de forma voluntária, por meio do aplicativo Sabesp Mobile (Android e iOS) ou pela Agência Virtual (www.sabesp.com.br), e o valor passa a ser inserido na conta com a descrição “Doação”.

A Companhia fará a arrecadação e, mensalmente, irá transfer os valores para a FAS para a execução dos projetos, visando à preservação da floresta e consequentemente dos recursos hídricos. Todos os meses, a Sabesp publicará em seu site relatórios de prestação de contas.

Com informações da assessoria


Rogerio Pina

Aqui você encontra novidades e imagens a partir de Manaus, na Amazônia, com turismo, negócios e coluna de variedades

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CURTA NOSSA PÁGINA

POSTAGENS DO SITE

PUBLICIDADE