Filme de Aurélio Michiles selecionado na Irlanda

Filme de Aurélio Michiles selecionado na Irlanda

A mais recente produção do cineasta amazonense, “Segredos do Putumayo” foi selecionada para o festival irlandês Galway Film Fleadh, que acontecerá no final de julho

‘Atroleado’ pela pandemia no ano passado, o cineasta amazonense decidiu não deixar sua última produção, “Segredos do Putumayo”, guardada em uma gaveta e partiu para participações em festivais de cinema em formato virtual.

Agora, ele colhe os louros dessa decisão, e acaba de ter seu documentário selecionado para o festival irlandês Galway Film Fleadh, um dos mais importantes do mundo, destinado a temas históricos e políticos. O festival acontecerá entre os dias 20 e 25 de julho, de forma híbrida. Ainda inédito nos cinemas brasileiros, o filme conta com a distribuição global da O2 Play.

“Segredos do Putumayo” retrata a investigação feita pelo irlandês Roger Casement, então cônsul britânico no Brasil, sobre os assassinatos de 30 mil índios mantidos em regime de escravidão para coletar toneladas de borracha, na Amazônia, no início do século 20. No filme, a voz de Casement é interpretada pelo astro Stephen Rea, indicado ao Oscar de Melhor Ator e conhecido pelo público nos sucessos “V de Vingança”, “Entrevista com o Vampiro” e “Traídos pelo Desejo”).

O filme teve locações na Colômbia, nos arredores de Tabatinga e em Manaus, no Amazonas, entre os meses de abril e maio de 2019.

Foram colhidos depoimentos de indígenas Bora, Uitoto e Okaina e Muinane, que perderam no início do século 20 aproximadamente 30 mil dos seus ancestrais.

“Segredos do Putumayo” também apresenta depoimentos do historiador Angus Mitchell, que publicou em 1997 o inédito “Diário da Amazônia” escrito por Roger Casement durante seu inquérito no Putumayo, e do escritor amazonense Milton Hatoum.

Em Cannes

A equipe da O2 Play vai apresentar “Segredos do Putumayo” para compradores internacionais no Marché du film de Cannes, que acontece até o próximo dia 15 de julho em formato virtual e em conjunto ao Festival de Cinema de Cannes, um dos mais importantes do mundo.

Participam das negociações o diretor da O2 Play, Igor Kupstas, e Lidia Damatto, responsável pelo departamento internacional de vendas da distribuidora.

Aurélio Michiles durante as filmagens na Amazônia

O documentário de Aurélio Michiles tem sido elogiado por cineastas como Walter Salles e Fernando Meirelles.

Mais informações sobre o Galway Film Fleadh podem ser encontradas, na internet, no endereço https://www.galwayfilmfleadh.com/.

Com informações e fotos da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*