Karim Ainouz fala ao Metrópolis sobre novo filme

Karim Ainouz fala ao Metrópolis sobre novo filme

O cineasta brasileiro participa nesta sexta-feira do programa da TV Cultura falando sobre o novo filme, que foi bem recebido no Festival de Cannes

Diretamente de Cannes, o cineasta brasileiro Karim Ainouz participa do ‘Metrópolis’ nesta sexta-feira e conversa com o apresentador Cunha Jr. sobre seu novo longa-metragem, ‘Marinheiro das Montanhas’, que foi aplaudido por 15 minutos após sua exibição no festival internacional de semana, na última semana.

O filme é um diário de viagem protagonizado pelo próprio diretor ao longo de sua jornada pela Argélia, país em que seu pai nasceu, onde discute paralelos entre a história de amor de seus pais, a independência argelina, memórias de sua infância e outros momentos marcantes na vida de sua família.

No filme, o diretor cruza o Mediterrâneo em um barco e traz um relato detalhado sobre o quanto a travessia marítima e sua chegada às Montanhas Atlas, uma região no norte do país, entrelaçou sua história entre presente, passado e futuro.

O diretor brasileiro contou com apoio do Projeto Paradiso para a presença do filme nesta edição do Festival de Cannes, além de três outras obras e coproduções brasileiras selecionadas em outras mostras do Festival. “Esperamos, com isso, contribuir para o fortalecimento da participação nacional em grandes mercados e eventos no exterior, valorizando o cinema nacional que é objeto de desejo nos palcos internacionais”, destaca Josephine Bourgois, diretora executiva que apresentou uma live com o diretor esta semana.

O diretor Karim Ainouz

O filme “Marinheiro das Montanhas”, que recebeu apoio do Projeto Paradiso, por meio do programa Brasil no Mundo, para participar do festival, é uma produção da brasileira VideoFilmes em parceria com a Globo Filmes e a GloboNews, em associação com MPM Film / Watchmen / Cinema Inflamável, distribuído pela Gullane.

O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização,  atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Em três anos de existência já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas.

O Festival de Cannes volta a ser presencial, este ano, e acontece até 17 de julho, no Sul da França.

Outras atrações

No dossiê #MudandoDeVoz, o programa discute os novos talentos musicais versus os artistas clássicos, tentando entender se novos performistas irão substituir os antigos e qual é o peso disso sobre esses indivíduos. Assim, Cunha Jr. conversa com André Frateschi, que compartilha os benefícios e anseios de assumir o lugar deixado por Renato Russo, já que, desde 2015, tem feito shows ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá.

Para encerrar, Jocy de Oliveira está no telão do ‘Metrópolis’. Pioneira em música eletrônica no Brasil e primeira mulher a ter uma ópera encenada no Theatro Municipal vai relançar, aos 83 anos, seu primeiro disco A Música Século XX de Jocy (1959) e conta um pouco sobre essa experiência de refletir sobre o passado sob a ótica de 2021.

Apresentado por Adriana Couto e Cunha Jr., vai ao ar a partir das 19h20 (horário de Brasília), na TV Cultura.

Com informações e fotos da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*