Serviço de Cooperação e Ação Cultural do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro e o Goethe-Institut adiaram prazo para inscrição para programa que valoriza a atuação de curadores em artes visuais
O Goethe-Institut e o Serviço Cultural do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro anunciaram que irão estender o prazo para a convocatória da terceira edição da Bolsa de Pesquisa Curatorial Brasil-Alemanha-França 2021.
Antes prevista para encerrar em 30/7, agora será possível se inscrever até o dia 6 de agosto.
Aberto a participantes de todas as regiões do Brasil, o edital é voltado para curadores, curadoras e coletivos de curadores de artes visuais com até 10 anos de carreira profissional. A Bolsa oferece uma premiação no valor de R$ 30.000 para a realização da fase de pesquisa e mais R$30.000 para a execução do projeto.
Com o objetivo de estimular parcerias entre agentes da cultura no Brasil, na França e na Alemanha e fomentar a troca cultural entre agentes e instituições de arte, a iniciativa espera contribuir para a formação de curadores e inspirar projetos que reflitam sobre os benefícios da coletividade e da colaboração transcultural.
Os projetos devem incluir colaborações no Brasil, na França e na Alemanha, mas não exclusivamente, podendo incluir parcerias de outros países. Por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, nesta edição a fase de pesquisa será realizada via on-line, sem viagens internacionais.
“Pretendemos mostrar, com esse programa, que existe um importante diálogo entre as expressões artísticas desses três países. Essa bolsa surge com esse propósito: o de aproximar esses hemisférios e fazer uma reflexão sobre os vínculos históricos”, diz Sérgio Allisson, coordenador da Programação Cultural do Goethe-Institut no Rio de Janeiro.
O período de pesquisa deve ser entre 1 de setembro e 30 de novembro de 2021.
Para mais informações, acesse o site do Instituto Goethe e o site do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro.
Parceria franco-alemã
Há dois anos acontecia a assinatura do Tratado de Aix-La-Chapelle, firmado entre o presidente francês Emmanuel Macron e a chanceler alemã Angela Merkel. O acordo reforça a amizade e a cooperação entre França e Alemanha, selada no Tratado de Eliseo, em 1963.
Desde então, o Serviço de Cooperação e Ação Cultural do consulado francês do Rio de Janeiro e o Goethe-Institut Rio de Janeiro já desenvolveram vários projetos conjuntamente, como duas edições de uma convocatória para uma bolsa de pesquisa curatorial na área de artes visuais; uma residência artística sonora com artistas alemães, franceses e brasileiros em parceira com o festival Novas Frequências e colóquios com convidados alemães, franceses e brasileiros organizados pelas bibliotecas dos dois institutos.
Com informações da assessoria