Manaus fica sem rotas aéreas internacionais

Manaus fica sem rotas aéreas internacionais

Com o anúncio da American Airlines de suspender definitivamente a operação entre Miami e Manaus, e a falta de confirmação do retorno dos voos da Copa Airlines, a capital amazonense volta a ficar sem rotas internacionais

A crise resultante da pandemia, a falta de demanda e a continuidade das restrições por parte do governo dos Estados Unidos em receber brasileiros provocou a decisão da American Airlines de anunciar o fim da operação aérea entre Miami e Manaus.

O anúncio já era esperado. O voo entre Miami e Manaus já estava suspenso até 1º de novembro, por pura falta de demanda de passageiros, mas agora é oficial: a companhia informou que mesmo a partir daquela data não tem previsão de voltar a operar para a capital amazonense.

O anúncio do governo dos Estados Unidos em continuar com a restrição de entrada de brasileiros – junto a outra centena de países, com receio da proliferação da variante Delta da covid-19, principalmente – só veio reforçar a decisão da American Airlines.

Não há previsão a curto prazo de quando as fronteiras americanas estarão reabertas para turistas estrangeiros. O aumento de casos de covid-19 nos Estados Unidos também mantem o país em alerta, inclusive estendendo até agosto o fechamento de fronteiras terrestres com o Canadá e o México.

Panamá reabre

A boa notícia é que o governo do Panamá derrubou a exigência da quarentena para visitantes internacionais, desde que estejam totalmente vacinados e que apresentem teste PCR ou antígeno feito até 72 horas antes do desembarque no país.

Essa medida vale para quem esteve em países considerado de alto risco pelas autoridades panamenhas nos últimos 15 dias, como Brasil, Índia, Reino Unido, África do Sul, Argentina, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Suriname e Venezuela. Para nações fora dessa lista, as medidas são mais flexíveis.

Vale lembrar que essas são medidas para ingresso no Panamá e não para trânsito ou conexão no país – pois dali é possível acessar outros destinos no Caribe.

A má notícia para os viajantes do Amazonas é que a Copa Airlines, a principal companhia aérea do Panamá, que também estava com voos suspensos para Manaus desde o início da pandemia, não confirmou a retomada da operação – que estava prevista para o final deste ano.

A aérea panamenha retomou a operação de voos para o Brasil mas apenas para as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*