Plataforma funciona como grande vitrine de projetos de reciclagem, ao redor de Manaus, para empresas que buscam reduzir sua pegada de plásticos e resíduos, além de facilitar o acesso a novos financiamentos
Um marco importante foi alcançado no último mês de julho com o registro do 100º projeto de gestão de resíduos no Hub de Ação Circular (Circular Action Hub, CAH em inglês), uma plataforma inovadora lançada há um ano pela BVRio.
O centésimo projeto cadastrado foi o Amazônia Eco-Sustentável da Associação de Desenvolvimento Econômico e Financeiro Ambiental do Estado da Amazônia (AACEAM Ambiental), uma associação com cerca de 70 catadores associados e 150 colaboradores indiretos, que fazem a coleta de plásticos de rios amazônicos e outras áreas naturais, triagem e reciclagem.
A AACEAM Ambiental opera em cinco municípios ao redor de Manaus, usando principalmente balsas para coleta e transporte dos resíduos, e processa cerca de 600 toneladas de plásticos por mês. Com mais recursos, o projeto visa expandir as atividades para outros municípios, aumentando em até 70% os valores arrecadados e reciclados.
A estimativa do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) é que existam cerca de 800 mil catadores (as) em atividade no País, sendo 70% mulheres, responsáveis pela coleta de 90% de tudo que é reciclado hoje no Brasil. “O principal objetivo do hub é conectar compradores, doadores e investidores corporativos a projetos em diferentes partes do mundo. Além disso, temos o desafio de incluir proativamente o setor informal em soluções futuras de gestão de resíduos”, destaca o CEO da BVRio, Maurício de Moura Costa.
Para o presidente da AACEAM Ambiental, Phablo Oliveira, a participação no Hub de Ação Circular e a parceria com a BVRio são formas de buscar novos financiadores para a expansão das atividades na região Amazônica, promovendo mais emprego e renda para as comunidades locais. “A logística para coleta e transporte dos resíduos na região é muito complexa. Só com mais recursos, iremos aprimorar e ampliar nossa operação”, conclui.
Thierry Sanders, Diretor do Hub de Ação Circular, comentou: “Estamos entusiasmados que o CAH tenha alcançado este marco em apenas 12 meses, especialmente devido aos desafios de lançamento durante uma pandemia global. Este rápido crescimento mostrou a quantidade e a qualidade das iniciativas de gestão de resíduos sólidos escalonáveis, localmente em todo o mundo, e dá às empresas interessadas em reduzir sua pegada de plástico e outros resíduos, uma ampla escolha dos tipos de projetos que desejam apoiar, através dos diferentes mecanismos financeiros que incorporamos na plataforma.”
Sobre o Hub de Ação Circular e a BVRio:
O Hub de Ação Circular, lançado em julho de 2020 pela BVRio, reúne empreendedores sociais de quase 40 países em cinco continentes, envolvendo cooperativas e organizações que trabalham com coleta, reciclagem, reuso, triagem e educação ambiental. Através de um sistema inovador, funciona como um incentivo para ações que fomentem a economia circular local, agregando um potencial de cerca de 400 mil toneladas de materiais recicláveis recuperadas ao ano.
A plataforma facilita parcerias e cooperação intersetorial. Há dois tipos de financiamento de projetos: o investimento por meio de diferentes mecanismos (investimento de impacto, instrumentos financeiros combinados, doações) e pagamentos baseados em desempenho, como os Créditos Circulares.
A BVRio é uma ONG sem fins lucrativos com uma abordagem única de criar soluções inovadoras baseadas no mercado para o benefício da economia, do meio ambiente e das pessoas. Fundada em 2011 no Brasil, a BVRio hoje está presente no Reino Unido, China, Gana, Indonésia e Holanda.
Para mais informações sobre a BVRio, acesse o site https://www.bvrio.org/.
Com informações e fotos da assessoria