Jornalistas da Amazônia recebem homenagem

Jornalistas da Amazônia recebem homenagem

Fundadoras da agência digital de notícias Amazônia Real, Kátia Brasil e Elaíze Farias foram homenageadas pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) durante congresso nacional

As jornalistas Elaíze Farias e Kátia Brasil, fundadoras da agência digital de notícias Amazônia Real, se tornaram as primeiras mulheres, negra e indígena, respectivamente, a serem homenageadas no 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

A premiação, que reconheceu as profissionais como defensoras e símbolos do jornalismo e da Amazônia, foi realizada de forma virtual, em função da pandemia. Antes da cerimônia, um documentário sobre a trajetória das duas jornalistas, dirigido pela cineasta Carolina Fernandes, foi exibido para o público do congresso.

“É uma honra participar dessa homenagem a Kátia Brasil e Elaíze Farias, essas grandes repórteres que estão mudando a cobertura jornalística da Amazônia ao cobrir Amazônia desde a Amazônia”, pontuou Eliane Brum, jornalista do ‘El País’.

Presidente da Abraji,  Marcelo Träsel explicou que a homenagem às jornalistas deveria ter sido realizada em 2020 mas, devido ao período crítico da pandemia da Covid-19, a cerimônia acabou sendo adiada para este ano. “Não poderíamos deixar passar mais um ano – mesmo ainda estando no modelo virtual – para fazer essa homenagem a essas duas grandes jornalistas e grandes defensoras da região amazônica, sobretudo neste momento em que a floresta e os povos que lá vivem se encontram sob ataque”, destacou, a partir de São Paulo.

Marcelo Träsel, presidente da Abraji, comandou a homenagem virtual
(Foto: Leanderson Lima/Amazônia Real)

As jornalistas participaram da cerimônia na redação da agência Amazônia Real, em Manaus (AM), obedecendo o protocolo sanitário da pandemia e com testagem contra o coronavírus realizada horas antes do evento. Para marcar a premiação, a Abraji enviou duas placas com os dizeres: 

“A sua determinação na defesa da Amazônia e de seus povos, nos lembra que devemos fazer da coragem com a qual encaram o jornalismo o nosso Norte. Às fundadoras do Amazônia Real Elaíze Farias e Kátia Brasil uma homenagem dos colegas da Abraji”.

A homenagem no 16º Congresso da Abraji às jornalistas Elaíze Farias e Kátia Brasil repercutiu no meio profissional, ambiental e até político.

Novo jornalismo

A agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real foi criada no ano de 2013 para dar visibilidade às populações e questões da região amazônica.

A missão da organização sem fins lucrativos é fazer jornalismo ético e investigativo, com linha editorial voltada à defesa da democratização da informação, da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e dos direitos humanos.

A equipe seguiu protocolo contra a Covid-19 para acompanhar o evento da redação, em Manaus

Em 2019, a agência recebeu o Prêmio Rei da Espanha de Meio de Comunicação de Maior Destaque da Ibero-América, pela valorização épica do trabalho, a solidez e o prestígio de uma pequena equipe de jornalistas que trabalha  com informações locais, em Manaus, no Amazonas.

Com informações e fotos da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*