Guia Michelin deixa brasileiros de fora em 2021

Guia Michelin deixa brasileiros de fora em 2021

A pandemia afetou até mesmo a avaliação do famoso guia de gastronomia, que este ano deixará de avaliar os restaurantes brasileiros

As restrições impostas pela pandemia, no último ano, afetaram até mesmo a avaliação do Guia Michelin, a prestigiada ‘bíblia’ gastronômica que anunciou que não foi possível avaliar as melhores casas e cozinhas profissionais do Brasil para elaborar a edição 2021 e distribuir as famosas estrelas.

Em 2021, devido às restrições de viagens internacionais e às diretrizes internas de segurança do Grupo Michelin, o trabalho das equipes internacionais de inspetores foi inviabilizado no Brasil, disseram os organizadores.

O RYO, do chef Edson Yamashita (SP), foi agraciado na última edição

Com a impossibilidade de realizar uma seleção com credibilidade e relevância como nos anos anteriores, o guia tomou a decisão de não lançar a seleção 2021 de restaurantes para o Rio de Janeiro e São Paulo (únicos Estados brasileiros com casas contempladas com estrelas Michelin).

“Avaliamos experiências presencialmente nos restaurantes e, adaptando-nos às situações de cada destino, precisamos preservar a qualidade de nossas recomendações e o respeito ao método de avaliação, ao mesmo tempo que asseguramos que nossas equipes realizem seus trabalhos de forma segura”, diz Gwendal Poullenec, diretor internacional do Guia Michelin.

Para selecionar os melhores restaurantes, os principais critérios adotados pelos jurados do Guia Michelin em todo o mundo são: 

  • 1- Qualidade dos ingredientes
  • 2- Domínio das técnicas culinárias
  • 3- Harmonia dos sabores
  • 4- Personalidade do chef expressa na cozinha
  • 5- Consistência tanto no menu como nas visitas regulares

Na última edição, dez restaurantes foram agraciados no Brasil com uma estrela. Na categoria de duas estrelas, apareceram duas novidades: Oteque, do Rio de Janeiro, e Ryo Gastronomia, de São Paulo, que se juntaram ao Oro e ao D.O.M.

Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*