Resultado da união de jovens gestoras de cultura e criativos do Amazonas, a Manart Galeria vem surfando no cenário local oferecendo produtos de ótima qualidade por meio dos canais de comércio eletrônico
No mês de setembro a Manart Galeria comemora um ano de existência e atuação no cenário das artes visuais a partir de Manaus, conquistando os ‘louros’ de uma ótima gestão em economia criativa a partir da união de jovens gestoras e um elenco de artistas que engrandecem o nome da região.
E, como forma de presentear todos os clientes e seguidores, além de artistas, amigos e sua própria equipe de trabalho, está promovendo através das suas redes sociais e também do site www.manartgaleria.com diversas ações interativas que resultam em brindes, sorteios, cupons de desconto e muitas outras recompensas.
“Queremos honrar cada pessoa envolvida na Manart. Temos uma equipe maravilhosa de profissionais que trabalham nos bastidores produzindo e planejando cada detalhe do que é lançado. Além disso, neste mês festivo também iremos promover alguns desafios valendo brindes exclusivos para o público geral, via redes sociais. Também estamos preparando uma caixinha surpresa para os artistas da galeria e para a equipe que trabalha na Manart. Algumas outras surpresas vamos soltando ao longo do mês”, afirma a gestora da galeria, Anna Lôyde.
Economia criativa
A Manart surgiu, inicialmente, como um projeto de mestrado idealizado pela designer Anna Lôyde, entre os anos 2017 e 2019, mas foi apenas em 2020, ainda na pandemia,que em parceria com a sua irmã, a artista plástica Hadna Abreu, que ela conseguiu, de fato, transformar a ideia em um empreendimento comprometido em dar visibilidade aos artistas visuais da cidade de Manaus.
Tudo feito por meio da aplicação de obras de arte em produtos e da produção de material de divulgação dos artistas, espaços e eventos culturais, em plataformas digitais.
Retrospectiva
“Quando começamos, eu me surpreendi bastante com a quantidade de pedidos nos primeiros meses. Foram exatamente 100 camisetas vendidas num único mês, enquanto ainda tínhamos apenas dois artistas na galeria e uma conta no Instagram. No final de dezembro de 2020, já tínhamos quatro artistas com produtos sendo comercializados de forma automática via e-commerce”, diz Anna Lôyde.
“Ainda em 2020, implementamos um sistema de transparência com o artista e suas vendas, o que gerou um impacto positivo de confiança e respeito. Em 2021, com o projeto de expansão da galeria, que foi contemplado no Edital Prêmio Feliciano Lana, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM) via Lei Aldir Blanc, tivemos a oportunidade de contemplar mais 10 artistas visuais com a produção de imagem, divulgação e estampa de cada um deles”, explica.
A cada lançamento no decorrer desse ano, a galeria ganhou notoriedade no meio cultural. A série de vídeos dos artistas no Canal da Manart no Youtube proporcionou uma aproximação maior do público em relação ao processo do artista e sua essência (um dos episódios do canal, já atingiu mais de 25 mil visualizações) e isso deixou a equipe empolgada e, claro, muito feliz. “É o tipo de coisa que nos enche de gratidão e amor!”, declara Anna.
O que vem por aí
Além de um desfile de moda, com produtos inspirados nas obras dos artistas convidados ou selecionados para integrar a galeria nesse ano de 2021, previsto para acontecer até o fim do ano, a equipe também está focada na criação do espaço físico, e investir ainda mais na produção e na variedade de produtos.
“Queremos receber muitos outros artistas em nossa galeria, e continuar promovendo a geração de renda extra para mais profissionais da arte em Manaus, no Amazonas e quem sabe da Região Norte”, antecipa Anna Lôyde.
Uma ‘Seleção’ de artistas
Atualmente a manart Galeria conta com uma verdadeira ‘seleção’ de novos nomes das artes visuais do Amazonas, e outros mais experientes: Raiz Campos, Turenko Beça, Rui Machado, Hadna Abreu, Otoni Mesquita, Priscila Pinto,Francimar Barbosa, Rubens Belém, Nádja Kristhina, Jair Jacqmont, Jandr Reis e Rakel Caminha.
Conheça a loja
A Manart hoje é uma das grandes referências em negócio criativo, no modelo e-commerce, que utiliza fundamentos da Economia Criativa e investe na geração de renda extra para o artista, por meio do licenciamento das suas obras para comercialização em forma de produtos, criando um sistema colaborativo entre arte e design, que alcança toda uma cadeia de produção econômica, que vai desde o fornecedor até o consumidor final.
Vale uma visita ao site www.manartgaleria.com.
Com informações e fotos da assessoria