A grife de vestuário Cris Barros e a Casa do Rio reforçaram a parceria com o lançamento de pendentes natalinos com artesanato amazônico; o lucro da venda será revertido para a formação de mais artesãs e a estruturação do Ateliê Derequine, no Parque das Tribos, em Manaus
A marca Cris Barros em parceria com a Casa do Rio realizou, em São Paulo, o lançamento dos ‘Pendentes Natalinos’ confeccionados pelas artesãs apoiadas pelo projeto Teçume da Floresta, no Careiro Castanho (AM).
O evento realizado na flagship store da estilista apresentou a edição limitada do kit com seis bolas natalinas, confeccionadas em cipó ambé, matéria prima da Floresta Amazônica, que são manejadas de forma sustentável e tingidas artesanalmente. A exclusividade e a beleza das peças se dão pelo trançado manual com tramas únicas para cada bola.
Com a ação, 100% do lucro das vendas dos pendentes e a árvore de Natal serão revertidas para a formação de mais mulheres artesãs e, também, na estruturação do Ateliê Derequine – um espaço de resgate e fortalecimento cultural das mulheres da etnia Witoto, conduzido pela ativista indígena Vanda Witoto, no Parque das Tribos – bairro Tarumã, na Zona Oeste de Manaus.
“São cinco anos dessa parceria com a Cris Barros, que permitiu a Casa do Rio criar e fortalecer grupos de mulheres artesãs da Amazônia. Com esse apoio, o projeto Teçume da Floresta se consolidou no mercado, além da criação do Artesanato Maravilha. Agora, estamos apoiando o desenvolvimento de novos produtos junto à Associação de Mulheres Indígenas Sateré Mawe (AMISM) constituindo e formando um grupo junto às demais etnias no Parque das Tribos”, destacou o presidente e fundador da Casa do Rio, Thiago Cavalli.
Oficina criativa
No último mês de setembro, a parceria entre Casa do Rio, a marca Cris Barros e a Ambassade de France Au Brésil (Embaixada da França no Brasil) possibilitou a realização da primeira “Oficina de Criação de Objetos”, com a mentoria da designer Luly Vianna, na formação criativa. Ao todo, foram seis dias de descobertas e novos olhares para a criação em diversas propostas na AMISM e Parque das Tribos.
A Rede de Artesanato da Floresta é uma tecnologia social (TS) desenvolvida pela Casa do Rio e certificada pela Fundação Banco do Brasil que, desde 2014, trabalha a cadeia do artesanato como ferramenta para o empoderamento, autonomia e emancipação socioeconômica de mulheres e jovens de comunidades tradicionais da Amazônia, de forma sustentável e estimulando o manejo correto, valorizando a sociobiodiversidade e sua conservação.
Quem quiser apoiar a cadeia de artesanato local e saber novidades deve acessar os canais oficiais da Casa do Rio:
linkedin.com/company/casa-do-rio-tupana
https://www.youtube.com/channel/UCtouwLGi7ooeYQBrSryHWkQ
Com informações da assessoria e fotos de André Ligeiro