A Organização dos Estados Ibero-americanos promoverá esta semana um evento online para discutir o panorama das indústrias culturais e criativas no pós-pandemia, com dados e informações dos principais segmentos
Uma das cadeias produtivas mais afetadas pela pandemia em todo o mundo retoma seu espaço de debate, planejamento e de networking, com a volta da edição 2021 do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), um evento de negócios que reunirá empresas e empreendedores dos setores culturais e criativos do Brasil e de outros países para um encontro nos dias 17, 18 e 19 de novembro, realizado pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).
Na ocasião, será apresentado o estudo “A contribuição da cultura no desenvolvimento econômico ibero-americano”, uma parceria entre a OEI e a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL). O documento mostra os impactos da pandemia na região e as propostas de diversos organismos internacionais para a retomada do setor.
Interrompido pela pandemia, o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil volta em formato online, mais tecnológico, preparado para impulsionar o intercâmbio cultural entre países, envolvendo nove segmentos da cultura: audiovisual e animação; design; moda; editorial; jogos eletrônicos; música; museus e patrimônio; artesanato e artes cênicas.
Nos três dias de evento serão divulgados dados e outras informações sobre esses segmentos durante as mesas-redondas, 30 palestras e a presença de 115 empreendedores.
Nos ambientes virtuais haverá espaço ainda para networking e oportunidade de apresentação de produtos e serviços, incluindo atividades de capacitação para empreendedores, tais como palestras, seminários, encontros criativos e diálogos intersetoriais.