Manart lança estampa Açaí, de Eliana Chaves

Manart lança estampa Açaí, de Eliana Chaves

A última estampa lançada pela Manart Galeria em 2021 é inspirada em um dos frutos mais saborosos da Amazônia, e leva a assinatura da artista visual, arte educadora e arte-terapeuta Eliana Chaves

A Manart Galeria lançou a sua última estampa de 2021 de sua série de camisas chamada “Açaí”, inspirada na obra (de mesmo nome) da artista visual, arte educadora e arte-terapeuta Eliana Chaves.

‘Açaí’ é uma obra produzida no ano de 2018, a partir do estudo de cores específicas da região amazônica. “Após alguns experimentos, consegui um resultado de tons, formas e textura que me agradaram e me remeteram à fruta do açaí”, afirma Eliana.

A técnica utilizada pela artista para compor a obra foi atrama sobre tela, em que a artista pinta, recorta e monta as tramas, utilizando lonas de banner que recolhe pela cidade.

Artista visual ‘upcycling’

Eliana é uma artista visual upcycling. Em termos gerais, praticar upcycling é evitar o desperdício de materiais como garrafas de vidro, sacolas plásticas e outros resíduos que, geralmente, acabariam enchendo os aterros sanitários, as ruas ou flutuando no rio etc e, no caso de Eliana, convertê-los em uma forma de arte sustentável que denuncia a degradação do planeta e surpreende por sua originalidade, além do forte potencial imagético e criativo.

“O banner (material vinílico com nylon) por exemplo,  é um produto que não é reciclável, e alguns estudos sobre sua durabilidade estimam sua decomposição em até 400 anos! Então, como ele não vai pra reciclagem, costuma terminar o seu ciclo nos aterros onde gera acúmulo de água suja, bactérias, etc.

Do ponto de vista ecológico, praticar o upcycling é ainda mais positivo que reciclar, pois não é necessário despender mais recursos (energéticos, hídricos, químicos, biológicos…) na produção. O processo não substitui a reciclagem, mas tem como princípio o prolongamento do ciclo de vida útil de um produto em processos que dispensam uso de energia, extração de novas matérias-primas e ainda diminui o acúmulo de lixo na natureza.

Sobre a artista

Eliana nasceu na cidade de Santos (SP) mas é radicada em Manaus, onde dedica-se a produzir, pesquisar e ministrar aulas de arte.

Suas obras, cheias de cores e de vida, são produzidas, a partir de técnicas da arte-mosaico (obra de arte feita com recortes sobrepostos para formar figuras) a partir do reaproveitamento de materiais vinílicos (lonas de banner), plástico,  vidros, que muitas vezes são descartados ou são transformados  em ‘lixo’.

Atualmente, Eliana Chaves está finalizando uma coleção chamada “Fragmentos Flutuantes” e dedicando-se a um novo projeto, o ‘Paricatuba Limpa’, que está sendo desenvolvido no distrito de Paricatuba, que integra o Município de Iranduba, e fica cerca de 30 km de distância da cidade de Manaus. Em breve, possivelmente, a artista também fará uma exposição individual pela ‘Virada Sustentável’.

Onde encontrar as obras

Além da exposição ‘Encontros’ que está aberta para visitação na unidade da Manart no Centro Cultural Povos Da Amazônia (CCPA), também é possível encontrar as obras de Eliana na ‘Galeria de Artes do Amazonas’, que fica localizada no Shopping Ponta Negra (Piso L2) e nas suas redes sociais. É só buscar por ‘Eliana Musarte’ ou ‘Musarte Mosaicos’.

Vídeo-Episódio

O décimo episódio ‘Fragmentos de Corações’, da série Artistas Manart, que foi produzido com a artista Eliana Chaves,  já está disponível no canal do youtube da galeria. Para assistir, basta acessar clicar no link abaixo ou acessar o youtube em https://bit.ly/artistaelianachaves 

Loja de Produtos 

O primeiro lote de produtos com a estampa “Açaí”  já está disponível no site www.manartgaleria.com.

Participação especial

O cantor, compositor, vocalista da banda ‘Casa de Caba’ e do ‘Sindicato dos Artistas Carentes’, e um dos participantes do trio musical ‘Os maninhos’,  Magaiver Santos é o grande convidado do mês de novembro para representar a estampa ‘Açaí’ em todas as peças de divulgação, desenvolvidas pela Manart Galeria em parceria com o fotógrafo Rodrigo Valle, sob direção da artista, produtora e curadora Hadna Abreu.

Com informações da assessoria e fotos de Rodrigo Valle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*