Salvador, Fortaleza e Cancun são destinos mais buscados

Salvador, Fortaleza e Cancun são destinos mais buscados

A capital baiana lidera, ao lado de Fortaleza, a lista dos destinos mais procurados para viagens domésticas; o balneário de Cancun, no México, segue liderando as buscas e vendas no internacional

Os destinos de sol e mar continuam entre os preferidos dos brasileiros na retomada das viagens, nesse meio tempo entre o arrefecimento da pandemia e a chegada da nova variante Ômicron. Segundo relatórios mensais da Braztoa – a associação brasileira de operadoras de viagens – nos últimos meses a busca junto as seus associados tem sido, principalmente, para Salvador (BA) e Fortaleza, no Brasil, e Cancun, no México, no setor internacional.

A lista tem, ainda, entre outros destinos mais buscados no Brasil as cidades de Gramado (RS), Natal (RN) e São Paulo. Outros destinos no exterior que tem sido bem vendidos são Egito, Dubai e Maldivas, além de Portugal – que volta a ser um destino preferencial dos brasileiros, mas que voltou a cobrar restrições sanitárias e uso de máscara, mesmo em ambientes externos.

Cancun, México

Países que recentemente liberaram a entrada de turistas brasileiros vacinados – como Suíça e França – também aparecem com bom destaque na lista internacional da Braztoa. No setor nacional, outras cidades que tiveram alta nas vendas nos últimos meses foram Maragogi (AL) e São Luís (MA), além do Rio de Janeiro, que tem mantido boa procura de vendas – tanto por aéreo quanto por ônibus, oriundos de cidades que tem ligação rodoviária com a capital carioca.

Câmbio é preocupação

Jorge Costa, presidente da consultoria IPDT, acredita que alguns países devem ter maior vantagem em relação a outros, junto aos brasileiros, como é o caso de Portugal – pois já estão no ‘imaginário’ do viajante.

Outra questão é a influência do câmbio na hora de escolher um destino. Com o Real desvalorizado, o brasileiro tem dado preferência a viagens domésticas e turismo em países vizinhos, que já começam a reabrir para brasileiros, exigindo apenas a vacinação e cuidados sanitários, e tem o câmbio mais favorável para o Real.

México exige visto

O cancelamento temporário do acordo de isenção de vistos tinha sido anunciado em outubro e foi confirmado na última sexta-feira (26), passando a valer a partir de 11 de dezembro.

Assim, o país vai exigir esta autorização de cidadãos brasileiros, após descobrir que o benefício era utilizado para trabalhar ilegalmente em território mexicano ou para tentar atravessar para os Estados Unidos.

O jornal oficial do governo mexicano publicou um decreto governamental que revoga o acordo, em vigor desde fevereiro de 2004 e que ficará sem efeito a partir de 11 de dezembro, quando será necessário visto para viajantes oriundos do Brasil – e, por tabela, a necessidade de comprovação de documentação e renda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*