Hadna Abreu une arte e tecnologia em nova expo

Hadna Abreu une arte e tecnologia em nova expo

A artista visual amazonense Hadna Abreu promove a união de arte, ciência e tecnologia em nova exposição que inaugura em 4 de dezembro, reunindo cubos geométricos e uma experiência pluri-imersiva na Amazônia

‘Amazônia ao Cubo’ é o título da nova exposição da artista visual amazonense, Hadna Abreu, fruto de uma série de pesquisas e experimentações e da produção de obras criativas, por meio de cubos geométricos interativos, que estimulam os sentidos da visão, tato, olfato e audição. Através da construção transversal com outras linguagens artísticas como a música, proporciona uma experiência pluri-imersiva na Amazônia, de forma única e totalmente inovadora no Brasil, com curadoria assinada pela artista visual e pesquisadora Gisele Riker.

As obras que compõem a exposição ‘Amazônia ao Cubo’ foram projetadas para serem percebidas de diferentes modos, com a interação com sons, luzes e sensores, e outras ferramentas eletrônicas ‘pensadas’ para a expo, para que os visitantes possam explorar ao máximo toda essa experiência artística imersiva.

“Não será uma exposição apenas para ver, mas para tocar, cheirar e se fazer presente. Afinal, a obra para estar completa dependerá da presença humana”, observa Hadna.

Hadna Abreu buscou inspiração em cogumelos da Amazônia que emitem luz

Segundo a artista visual, a sua principal inspiração para a concepção da exposição é a própria Amazônia (rica e expressiva) e toda a sua diversidade de cheiros, aromas, texturas e belezas, tendo ainda, como principal referência neste processo, as pesquisas sobre cogumelos bioluminescentes (que emitem luz), da bióloga do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) e também orientadora da exposição, Noemia Kazue.

Colaborações

A Floresta Amazônica é a essência das obras, e a ‘experiência artística’ conta, ainda, com colaborações dos integrantes do projeto “Amazônia ao Cubo”, incluindo a pesquisadora Noemia Kazue Ishikawa, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), estudiosa dos cogumelos há mais de 30 anos e também dos fungos bioluminescentes da região amazônica.

Noemia Kazue

Com treze anos de carreira, o músico, violonista, compositor e designer de som César Lima é quem assina a trilha sonora do projeto ‘Amazônia Ao Cubo’. Segundo a artista Hadna Abreu, César é o grande responsável por transformar o projeto em algo sensível aos ouvidos e à imaginação.

César Lima

Um outro profissional muito importante para o desenvolvimento do projeto é o engenheiro eletrônico Ricardo Pinto, especialista em energia solar e responsável por desenvolver uma série de aparatos tecnológicos inspirados numa Amazônia sensível e comunicativa.

Ricardo Pinto

Casa Som Amazônia

O lançamento ocorrerá na noite de 4 de dezembro (Sábado), de 19h às 21h, dentro da programação do circuito cultural ‘Amazon’, no Espaço Casa Som Amazônia, localizado na Travessa Planalto, número 03, Bairro Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus.

O Espaço Casa Som Amazônia é comandado pela cantora, arte-educadora e empreendedora da música Ellen Fernandes, em parceria com o pianista Anderson Farias e o baterista Anderson Cerdeira, oferecendo cursos, mentoria artística e produção cultural.

Ellen Fernandes

A exposição ‘ Amazônia ao Cubo’ segue em cartaz, com visitação gratuita, do dia 6 ao dia 22 de dezembro, de segunda a sexta, de 19h às 21h, e no sábado de 15h às 17h, com ingressos limitados e agendamento através da plataforma Sympla.

Aos que não puderem visitar a exposição, presencialmente, a artista Hadna Abreu revela que ainda haverá outra oportunidade, a de conferir tudo, através do site www.hadnaabreu.com e redes sociais, por meio de  vídeos, fotografias, textos, e outros recursos digitais ou virtuais.

Circuito Cultural Amazon

Além do lançamento da exposição da artista Hadna Abreu, a noite de sábado funcionará como ‘largada’ do Circuito Cultural Amazon, que inclui uma  programação multicultural com outras exposições, pocket show musical e um projeto social relacionado ao ensino da música.

Com informações da assessoria e fotos de Rodrigo Valle



One Comment

  1. Pingback: Hadna Abreu: a manauara que une arte, meio ambiente e ciência - InfoAmazonia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*