Microbiologista brasileira, que teve atuação intensa no auge da pandemia de Covid-19, é indicada em relação que inclui as mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo em 2021, organizada pela inglesa BBC
A microbiologista Natalia Pasternak, comunicadora de ciência e presidente do Instituto Questão de Ciência (IQC), foi indicada para a lista ‘BBC 100 Women 2021′, que inclui as mais inspiradoras e influentes do mundo. A edição deste ano tem como tema “As mulheres que estão apertando o reset’” e se refere àquelas que têm feito um trabalho notável durante a pandemia, levantando-se para dizer que não é suficiente apenas voltar ao velho modo de vida e que propõem fazer do mundo um lugar melhor para as futuras gerações femininas.
Há nove anos a lista BBC 100 Women contém nomes que se tornaram referência mundial, como a finlandesa Sanna Marin, a primeira-ministra mais jovem do mundo; a atriz e ativista ambiental Jane Fonda; e Sarah Gilbert, que liderou o desenvolvimento da vacina da Universidade de Oxford contra o novo coronavírus.
Natalia Pasternak, doutora em microbiologia pela USP, é comunicadora de ciência e presidente do Instituto Questão de Ciência (IQC).
A eleição
As integrantes da BBC 100 Women são eleitas com base em nomes indicados pela própria equipe do veículo jornalístico, a partir das diversas redações espalhadas pelo mundo integrantes do Serviço Mundial da BBC.
As indicadas chegaram às manchetes ou influenciaram fatos importantes nos últimos 12 meses, assim como aquelas que têm histórias inspiradoras para contar, conquistaram algo significativo ou influenciaram suas sociedades de maneiras que não necessariamente viraram notícia. Os nomes são avaliados tendo como referência o tema do ano, levando-se em conta a representação regional e a devida imparcialidade.
Com informações e foto da assessoria