‘ O Toque do Chef’, lançamento da Editora Melhoramentos, mostra a trajetória e ainda 50 das grandes receitas do ícone francês que revolucionou a gastronomia brasileira
Laurent Suaudeau, o ‘chef dos chefs‘ (apelido carinhoso que ganhou no Brasil), ícone da gastronomia, é a estrela do lançamento da Editora Melhoramentos, ‘O Toque do Chef’.
No livro, o chef apresenta o passo a passo de 50 de suas grandes receitas, criadas ao longo das quase cinco décadas dedicadas à cozinha, com imagens espetaculares do premiado Sérgio Coimbra, um dos principais fotógrafos de cozinha do mundo – referência na fotografia culinária, Coimbra trabalhou tanto para publicações quanto para chefs renomados.
Trajetória
Em cinco décadas de carreira, Laurent tornou-se unanimidade em razão do brilhantismo e criatividade de seu trabalho. Ainda jovem, na França, já comandava grandes restaurantes. No Brasil, nos anos 1980, foi pioneiro na arte de unir a esmerada técnica francesa a ingredientes tipicamente brasileiros até então inexplorados nos menus dos restaurantes.
Se a gastronomia no Brasil pode ser dividida antes e depois dele, esse reconhecimento passa também pelo governo francês, que concedeu ao chef a Medalha da Legião de Honra, notabilíssima distinção a cidadãos franceses que se destacam por notáveis préstimos à pátria no exterior. Além disso, em sua conhecida Escola Laurent Suaudeau, em São Paulo, formou gerações de chefs, muitos deles de grande reconhecimento e conceito no mercado.
Ao longo das 240 páginas, o livro é um delicioso menu – ao folheá-lo, o leitor saboreia um verdadeiro banquete em texto e imagens, imaginando-se à mesa de um refinado restaurante. ‘O Toque do Chef’ é uma obra mais do que necessária para amantes da boa gastronomia e para interessados em geral.
Os prefácios são assinados pelo restaurateur Rogério Fasano e o publicitário e gourmand Washington Olivetto. “Laurent poderia ter escolhido qualquer lugar no mundo para ensinar, mas foi no Brasil, que ama, que ele resolveu ficar, para a nossa sorte e prazer”, cita Rogério.
“Laurent Suaudeau, com disciplina de quem nasceu filho de um líder sindical, o espírito de quem, na infância, era sobrinho de um técnico de futebol, e o aprendizado de quem chegou ao Brasil como o mais francês dos jovens chefs franceses, se transformou, rapidamente, no mais brasileiro dos consagrados chefs brasileiros”, elogia Olivetto.
Sobre o co-autor
Carlos Eduardo Oliveira é jornalista e escritor. Ao longo da carreira, foi também editor de renomadas revistas de gastronomia, trabalhou em publicações da Editora Abril e colaborou em grandes jornais e revistas. Pela Melhoramentos, é autor do título “Tailândia, Cores & Sabores”, obra indicada ao Prêmio Jabuti 2020 e vencedora do Gourmand Cookbook Awards 2020, na França, categoria ‘Ásia’.
Sobre o fotógrafo
Sergio Coimbra é um fotógrafo reconhecido internacionalmente pelo seu olhar artístico ao fotografar as criações de grandes chefs ao redor do mundo. Tem em sua trajetória livros de nomes célebres da culinária nacional e internacional.
Com informações da assessoria