Manaus vai ganhar terceiro deque verde

Manaus vai ganhar terceiro deque verde

O Instituto Municipal de Planejamento Urbano da capital amazonense vem analisando – e aprovando – projetos de espaços de ocupação urbana, os também chamados parklets, em vários pontos de Manaus

Na próxima semana a capital amazonense passará a contar com o terceiro deque verde instalado com licença da Prefeitura de Manaus, ampliando área de convivência ao ar livre, mantendo calçadas desocupadas e criando espaço com mesas e cadeiras, paisagismo e reuso de materiais.

A unidade será instalada na Rua Guilherme Paraense, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, após aprovação pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e adequação de trânsito, incluindo sinalização vertical e horizontal, conforme parecer do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). A previsão dos proprietários é inaugurar no dia 17 de janeiro.

Para o empresário Henrique Oliveira Filho, sócio proprietário do Brazin, que vai instalar o terceiro deque verde, o projeto é a realização de uma ideia antiga, bem utilizada em outras cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

“Neste momento de pandemia, muitas pessoas procuram ambientes abertos para reduzir riscos de contaminação. E estamos com um projeto bonito, com arquitetura e atrativo para a rua. A nossa ideia é tentar fazer uma rua modelo de arquitetura, paisagem e limpeza, e estamos dando este pontapé. A Prefeitura de Manaus tem a legislação, demos entrada e conseguimos realizar. Estamos empenhados em fazer com bastante qualidade para deixar a cidade mais bonita e agradável para todo mundo”, disse Henrique.

O Implurb tem atualmente oito pedidos em análise para construção de espaços de ocupação urbana, os também chamados parklets, com três já aprovados e dois em operação – um na Avenida Joaquim Nabuco e outro na Rua Barroso, ambos no Centro antigo de Manaus. Em comum, os deques verdes produzem espaços de convivência ao ar livre, ocupando vagas destinadas a carros, ampliando a área de uso de pedestres e transeuntes.

Modelos

O Implurb tem três modelos de pré-projeto do mobiliário para interessados em instalar deques em áreas comerciais e residenciais, desde que dentro dos parâmetros estabelecidos no decreto municipal.

É feita uma análise pela Diretoria de Planejamento, com levantamento e estudo na área requerida. E o IMMU, por sua vez, faz uma avaliação do ponto e da ‘caixa viária’, para saber das interferências em relação ao tráfego e trânsito.

Trata-se de uma ampliação do passeio público, realizada por meio da implantação de uma plataforma sob a área antes destinada a estacionamento de veículos. Podem ser ocupados com mobiliários, elementos paisagísticos, equipamentos de recreação ou exercício físico, paraciclos ou ainda manifestações artísticas, resultando em um espaço público de interação social.

O espaço destinado a um carro, por exemplo, servirá para o convívio social de várias pessoas, tornando o ambiente urbano mais humanizado e ainda contribuindo para aumentar a ‘parcela verde’ da cidade.

Com informações e ilustrações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*