Animação amazonense estreia hoje no youtube

Animação amazonense estreia hoje no youtube

A produção, que é a estreia de Cleinaldo Marinho no segmento, será exibida a partir deste domingo e estará disponível por 48 horas; mostra a saga de um grupo familiar indígena que habita no município de São Gabriel da Cachoeira, interior do Amazonas

O diretor amazonense Cleinaldo Maerinho estreia neste domingo o filme ‘Órfãos Por Um Ano’, às 21h (horário de Manaus) no YouTube com acesso gratuito. A animação mostra a saga de um grupo familiar indígena que habita uma aldeia imaginária, situada na Serra da Bela Adormecida, no município de São Gabriel da Cachoeira, interior do Amazonas, cidade que dá materialidade à inspiração do roteiro, destaca o texto de divulgação.

Roteiro

Na busca por conferir a produção do Festival Cultural das Tribos Indígenas do Alto Rio Negro, o famoso Festribal, o indígena Uaupés – patriarca da família – decide descer a serra com destino à cidade. Porém, ao chegar, é surpreendido por um cenário fortemente marcado por orientações de distanciamento social como forma de ‘preservação’ da raça humana.

A partir desse contexto, o filme ‘embarca’ em uma análise da própria existência humana, afirma o diretor, “reverberando o momento atual por que passa a humanidade”.

Produzido em plena pandemia do novo coronavírus, ‘Órfãos Por Um Ano’ provoca emoções ativadas pelo momento histórico do ‘não estar juntos’. “A produção é entremeada de sentidos íntimos não restritos à cultura indígena, mas situados na dinâmica de uma produção cinematográfica universal, a partir da perspectiva Amazônica”, explica o diretor.

Além de Uaupés, o filme conta, ainda, com personagens batizados como Xiê, Içana, Marié, Tiquié e Curicurcuriarí, todos nomes de rios da região de São Gabriel da Cachoeira. “Um detalhe importante, é que a história que é contada pelo patriarca da família indígena no início do curta, realmente existe e foi contada a mim em uma reserva dos Waimiri Atroari”, revela Cleinaldo Marinho.

Produção

Toda a parte de criação de roteiro, trilha sonora, direção, arte design de estrutura de cenas, storyboard digital, captação de áudio e preparação de elenco para as dublagens foi de coordenação da CM Artecultura & Produções. Já toda a criação da animação em 3D/Flat Version foi realizada pela Mamulengo Digital, de João Pessoa, na Paraíba, com execução do artista Athos Soja.

O diretor Cleinaldo Marinho

A produção foi contemplada com o Prêmio Encontro das Artes, oriundo do Edital Cultura Criativa/Lei Aldir Blanc por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), eficará disponível para por 48 horas no youtube.com/channel/UCuJ35p43_diIgGKf9winpDA.

“Após esse período, ele será retirado de exibição e volta a ficar em cartaz na segunda quinzena de abril deste ano, em sala de exibição ainda a ser definida. Além disso, também em abril será lançada a versão em realidade virtual”, finaliza o diretor.

Com informações, ilustrações e fotos da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*