Em sua quarta edição, o festival ‘Olhar do Norte’ volta a ser presencial, com exibições no Teatro Amazonas e outros espaços de Manaus, enfatizando os cuidados sanitários em função da pandemia
Manaus volta a sediar um festival de cinema a partir desta semana, com a realização da quarta edição do ‘Olhar do Norte’. O festival irá exibir produções de diretores amazônicos na mostra competitiva e toda a diversidade brasileira nas mostras paralelas, além de realizar oficinas e exibições em outros espaços no Centro hist´órico de Manaus e pela internet. O festival será realizado entre 21 e 24 janeiro e terá entrada gratuita em todas as atividades.
Com foco no cinema amazônico, a programação do “Olhar do Norte” é dividida em duas principais categorias: Mostra Norte, formada por filmes realizados nos sete estados integrantes da Região Norte e/ou por diretores desses estados; e Mostra Outros Nortes, com filmes realizados nos demais estados do Brasil. “A quarta edição é a nossa primeira no Teatro Amazonas, local que, sem dúvida, é uma referência para os artistas manauaras, que também, no audiovisual, foi palco de eventos fundamentais para que, hoje, tenhamos um grande número de filmes produzidos na nossa região”, destaca Diego Bauer, curador e um dos coordenadores do evento.
Na Mostra Norte, os filmes amazônicos concorrem a premiações em nove categorias, são elas: Melhor Filme, Melhor Direção, dois Prêmios de Melhor Atuação, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Som e Melhor Filme (Prêmio do Público). As produções dos demais estados brasileiros, exibidos na Mostra Outros Nortes, concorrerão aos prêmios de Melhor Filme e até duas Menções Honrosas do Júri.
A novidade de 2022 será a Mostra Olhar Panorâmico, com filmes exibidos para todo o mundo de forma online através do site do evento (www.festivalolhardonorte.com). “A curadoria acredita que são produções que valem a pena serem descobertas, que apontam caminhos que entendemos como legítimos e/ou inovadores dentro do cenário local”, afirma Victor Kaleb, curador e organizador do festival. O Teatro da Instalação e Palácio da Justiça, também localizados no Centro de Manaus, integram o circuito da programação do ‘Olhar do Norte’.
Cuidados sanitários
A cerimônia de abertura acontecerá na próxima sexta-feira (21), às 20h, no Teatro Amazonas. Para participar da programação, é necessário fazer uma inscrição no Portal da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), quando será gerado um bilhete de ingresso com o QR Code.
No dia do evento, o público deverá apresentar, na entrada do Teatro, Amazonas o bilhete de ingresso com o CR Code (no celular), documento de identificação com foto e a carteira de vacinação com, no mínimo, as duas doses da vacina contra a covid-19.
Mais informações, na internet, no www.festivalolhardonorte.com.
Com informações da assessoria