Amazonense passa a comandar a OAB nacional

Amazonense passa a comandar a OAB nacional

O advogado amazonense José Alberto Simonetti foi eleito para comandar a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nacional pelo próximo triênio

O amazonense José Alberto Simonetti – o Beto Simonetti – concorreu e conquistou a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil durante eleição que foi praticamente uma aclamação, na noite de segunda-feira, na sede da OAB em Brasília. A chapa comandada por Beto Simonetti – “OAB de Portas Abertas” – conquistou nada menos que 77 votos de um total de 80, contando com o apoio de 26 seccionais da OAB.

Representante do Amazonas, Simonetti estará à frente do Conselho Federal da OAB no triênio 2022-2025.

Beto Simonetti, novo presidente da OAB nacional

O novo presidente da OAB declarou à imprensa que o seu compromisso será com a Constituição da República e que o seu partido é a advocacia. “Faremos uma gestão de advogados para advogados”, frisou.

No discurso de posse, Simonetti reafirmou seu compromisso de campanha, que é olhar para todas as advogadas e os advogados, independentemente de onde esses estejam atuando.

“Faremos uma gestão da Advocacia para a Advocacia. Isso implica olhar para todo o território, inclusive para as localidades mais distantes. Trabalharemos para levar às localidades remotas ações relacionadas a temas como prerrogativas, jovem advocacia, mulher advogada, direitos humanos, honorários, defesa da democracia e outras ações e estruturas que beneficiem diretamente os colegas”.

O novo presidente também ressaltou o maior avanço que a OAB conquistou para a profissão, que é a criminalização das violações das prerrogativas da Advocacia.

Dando continuidade aos temas de sua campanha, Simonetti destacou que o Conselho Federal estará representado por uma diretoria agregadora, que tem destacado compromisso com o Estado Democrático de Direito.

Ao lado do presidente Beto Simonetti, foram empossados nesta terça-feira o vice-presidente, Rafael de Assis Horn, ex-presidente e conselheiro federal eleito pela OAB-SC; a secretária-geral Sayury Silva de Otoni, eleita conselheira federal pelo Espírito Santo; a secretária-geral adjunta, Milena da Gama Fernandes Canto, eleita conselheira federal pelo Rio Grande do Norte; e o tesoureiro Leonardo Pio da Silva Campos, ex-presidente e conselheiro federal eleito pela OAB-MT.

Beto Simonetti é advogado criminalista e nasceu em Manaus, no Amazonas, e já está no quinto mandato como conselheiro federal. Ele tem pós-graduação em Direito Penal e em Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Sua atuação na advocacia é voltada principalmente para a Justiça Federal e os tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça. Já foi diretor-geral da Escola Nacional da Advocacia, corregedor-geral adjunto e secretário-geral do Conselho Federal na gestão de Felipe Santa Cruz.

É casado com Inês Carolina Barbosa Simonetti e pai de dois filhos.

Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*