Coluna reúne notas e fotos a partir da Amazônia

Coluna reúne notas e fotos a partir da Amazônia

A coluna do site rogeriopina reúne notas, em segmentos variados, e fotos de pessoas e eventos na temporada, editada a partir de Manaus, na Amazônia

Português e Espanhol

Promovida pela Organização de Estados Ibero-Americanos, a segunda edição da CILPE (Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola) segue até sexta-feira, em Brasília, reunindo autoridades dos setores de Educação, Cultura e Relações Exteriores de países como Brasil, Espanha, Portugal e Paraguai.

A proposta é apresentar um plano de ações para fomentar o ‘bilinguismo’, uma forma de estimular o desenvolvimento das nações falantes do português e do espanhol.

Entre outros temas, ainda, palestras sobre Tecnologia, Diversidade e Inovação no âmbito dessas duas línguas – com participações transmitidas em tempo real pelo Youtube.

Evento em Brasília

Conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas, Mário de Mello será empossado vice-presidente de Desenvolvimento Institucional do Instituto Rui Barbosa – associação civil criada para aperfeiçoamento das atividades dos Tribunais de Contas do Brasil.

Já o conselheiro Júlio Pinheiro irá presidir o Comitê Técnico de Estudos de Sustentabilidade do IRB.

Na mesma solenidade, que acontecerá na próxima semana em Brasília, o presidente do Tribunal de Contas do Amazonas, Érico Desterro e Silva, será reconduzido à presidência do Comitê Técnico de Governança dos Tribunais de Contas do Brasil.

Kelly Comitti em registro durante convenção profissional na Costa do Sauípe (BA), representando entidade do Amazonas

Centros históricos

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), fará parte do webinário “Estratégias de reabilitação para centros históricos: Estudos de caso”, organizado pelo Programa Internacional de Cooperação Urbana e Regional América Latina.

O evento acontece no próximo dia 24, às 11h (horário Manaus), com tradução simultânea em inglês, espanhol e português. O público interessado pode fazer inscrição no site do IURC e acompanhar gratuitamente.

Milton e Itamar

O escritor amazonense Milton Hatoum participa de encontro virtual com o premiadíssimo escritor baiano Itamar Vieira Júnior, na quinta-feira às 19h (horário de Brasília), por meio da plataforma Zoom, com acesso gratuito.

O motivo do encontro é a comemoração do primeiro ano da comunidade digital Tortoaraders – referência graciosa ao título do livro “Torto Arado”, de Itamar Jr.

São esperados momentos de lucidez e boa cultura.

Tohuku Japão

A exposição “A beleza do artesanato de Tohuku – Japão” foi aberta oficialmente na noite de terça-feira no Centro Cultural Palácio da Justiça, com a presença do cônsul geral do Japão em Manaus, Masahiro Ogino.

A exposição pode ser visitada até 8/3, com agendamento pelo portal da Secretaria de Cultura do Amazonas.

O secretário de Cultura do Amazonas, Marcos Apolo e o cônsul geral do Japão, Masahiro Ogino, com Jandr Reis e Suzy Osaqui, assessores da SEC Amazonas

Artesanato das nações

Inicia nesta quinta-feira (17), em Manaus, a nova edição da Feira Internacional de Artesanato Nações & Artes.

A mostra, que reúne peças de vários países, acontece na praça central do Amazonas Shopping até o dia 30 de março. A  visitação é gratuita.

Canções do cinema

Com repertório de canções famosas do teatro e cinema, além de músicas autorais, o multifacetado Shalom Benchimol apresentará o evento “Shalom entre amigos” nos dias 18 e 19 de janeiro no Teatro da Instalação, localizado no Centro Histórico de Manaus.

Shalom Benchimol

O evento – que contará com a participação de amigos do artista, como o cantor/ator Breno Pizzorno, o cineasta Julio Lellis, os irmãos Ilan, Irlen e Irlena Benchimol e o pianista Carlinhos Bandeira – será transmitido ao vivo pela internet por meio das redes sociais dos organizadores e gravado pela TV Encontro das Águas, para exibição posterior.

Vai ter festa

Guto Oliveira comemora aniversário e os cinco anos da WG Produções – ao lado do parceiro Waltinho Guimarães – no sábado no Mih Bar.

Com seleta de atrações musicais que inclui Uendel Pinheiro, NTDS e muita toada com Edilson Santana.

Feijoada do Bola Preta

Juca Semen também colocou na rua a divulgação da Feijoada do Bola Preta, que acontecerá no dia 12 de março, no Clube Social do Sesi.

Entre as atrações, Edu do Banjo e Dudu Brasil, Casqueta, Caio do Cavaco e Pagode dos Amigos.

O novo Batman

Faltando poucos dias para o lançamento do novo filme do Batman, a rede Cinépolis do Millennium Shopping já iniciou as vendas dos ingressos para a pré-estreia do longa mais aguardando da temporada, estrelado por Robert Pattinson.

As sessões acontecerão no dia 1° de março, dois dias antes da estreia do filme, que ocorre no dia 3 de março. E os ingressos estão disponíveis para compra no site da Ingresso.com.

Raí Campos e Rebeca Torres com Adriana Verão à frente de painel produzido pelo artista visual e que embeleza mostra na Artefacto Manaus

Alencar e Silva

A exposição “O Canto do Poeta” inaugura sábado no Palacete Provincial, no Centro histórico de Manaus, enfocando a trajetória do poeta Joaquim de Alencar e Silva, um dos fundadores do Clube da Madrugada.

Com curadoria de Virna Lisi, a mostra poderá ser vista até 19 de março, reunindo a história do poeta em vídeo, instalação visual com poesias e programação de saraus na área externa do centro cultural da histórica ‘Praça da Polícia’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*