Área do centro antigo de Manaus será revitalizada

Área do centro antigo de Manaus será revitalizada

A Prefeitura de Manaus apresentou ao Iphan projeto para reabilitação da rua Frei José dos Inocentes, que irá reforçar a revitalização do antigo Centro histórico

Centrado em um dos territórios de história, cultura e surgimento da cidade, a Prefeitura de Manaus apresentou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas o projeto de revitalização da Rua Frei José dos Inocentes, no Centro histórico da cidade. A proposta, produzida pela equipe do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), inclui a requalificação da via e cromatização das fachadas.

A intervenção compreende o trecho entre a rua Governador Vitório e a Ilha de São Vicente, onde hoje está instalado o 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil, e está prevista a intervenção em 425 metros na via e de 5,2 mil metros quadrados de fachadas de prédios, imóveis e edificações na rua.

Apresentação do projeto de revitalização junto ao Iphan

O projeto já foi protocolado junto ao Iphan para análise do trabalho gráfico e do memorial descritivo.

“A Prefeitura de Manaus lançou o projeto ‘Nosso Centro’ e essa proposta se soma às ações programadas para a requalificação deste ambiente e conjunto arquitetônico, primordiais para a vitalidade da cidade e conservação das características, além de promover inspiração para melhoria urbana”, afirma o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

Fases do projeto

O projeto de requalificação da Rua Frei José dos Inocentes abrange três quarteirões, tendo como ponto de partida o alargamento das calçadas da via; marcação de vagas de estacionamento onde a caixa viária é mais larga, com canteiros de espécies vegetais; implantação de balizadores para evitar o estacionamento irregular; e mobiliários como bancos, lixeira e iluminação.

A sugestão de piso para a pavimentação é da pedra São Tomé, mantendo no meio-fio a pedra Lioz existente, que será resgatada e reinstalada.

Cromatização

A paleta de cores e cromatização para as fachadas da Frei José dos Inocentes foram criadas a partir de critérios com base no patrimônio cultural, seguindo pesquisas e referências de projetos urbanos onde a cor evidencia a renovação e a identidade espacial.

Detalhe do projeto de revitalização da Rua Frei José dos Inocentes

Como se trata de área histórica, a intervenção tem o cuidado da conservação do ambiente, respeitando as cores e as fachadas centenárias, considerando a amplitude e diversidade cultural do local, bem como a sua historicidade.

Equipe técnica do Implurb fez levantamento fotográfico atual das fachadas, em campo, com respectiva observação do estado de conservação, levantamento iconográfico do estado anterior das edificações, estudos de casos relacionados à temática, pesquisa bibliográfica, pesquisa in loco e projeto arquitetônico para execução da cromatização.

“Uma próxima etapa será a apresentação das propostas aos proprietários para que tenham o sentimento de pertencimento, zelo e valorização do território onde vivem, buscando envolvê-los no processo de recuperação do conjunto e na mudança de percepção do conjunto arquitetônico”, completou Pedro Paulo Cordeiro, diretor de Planejamento do Implurb.

Registro atual da Rua Frei José dos Inocentes

O arquiteto frisa que os processos de execução a serem adotados deverão garantir a preservação dos aspectos culturais do bem edificado, ressaltando ornatos, ornamentos e valores estéticos e históricos das fachadas dos imóveis, sem interferir na integridade da construção.

A ideia é deixar a Rua Frei José dos Inocentes nos moldes da Rua Bernardo Ramos, também no Centro histórico, que já foi ‘requalificada’ em sua infraestrutura, com regularização de calçadas, de pavimentos, implantação de paisagismo, mobiliário urbano, lixeiras, quanto também da pintura das fachadas.

Com informações e fotos da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*